Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Resistência: Bicicletas nas ruelas do castelo

Artur Jorge - 12/09/2019 - 8:30

Retiro das Adegas aceitou o repto da Junta de Freguesia e desenhou uma prova urbana para o dia 21 de setembro. “Uma grande festa”, projetam os organizadores.

Partilhar:

Centro das operações estará instalado entre muralhas, no castelo

A Resistência BTT “Freguesia de Castelo Branco” realiza-se a 21 de setembro, entre as 17hoo e as 20h00. A nova proposta direcionada aos adeptos da prática ciclística elege o cenário da zona histórica da cidade albicastrense para montar um “circuito predominantemente urbano mas com incursão a trilhos” tão do agrado nos betetistas.

O desafio ciclístico, lançado pelo organismo autárquico presidido por Leopoldo Rodrigues e aceite sem rebuço pelo Clube Retiro das Adegas, tem tudo para constituir um bom momento de interação desportiva e de promoção de uma área geográfica de alto conteúdo histórico e patrimonial.

As diretrizes estão definidas e convergem no sentido de valorização da “malha urbana no coração da cidade”. Leopoldo Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, confia no formato da prova e na essência do seu conteúdo. E solicita o agrément dos residentes: “Estamos a falar de uma prova que obedece a uma complexa logística. O fator promocional da zona histórica, num horário em que a magia da cidade de Castelo Branco estará no seu esplendor, aconselha ao envolvimento das pessoas que habitam na zona. Basta corresponder às orientações das forças de segurança e dos elementos afetos ao staff”, disse na apresentação da Resistência, no início da semana.

O carimbo organizativo do Retiro das Adegas, atestado nas nove realizações que tem no currículo, é por si só um garante de competência no terreno. Jorge Rebelo, da estrutura dirigente desta associação desportiva, antevê uma entusiasmante jornada ciclística, que obedece a todas as determinações federativas. “A prova está certificada pela FPC e responde a todas as condições de segurança e determinações regulamentares”, esclarece aquele responsável. Tratando-se de um evento de fomento da utilização da bicicleta, abre a participação a jovens a partir dos 13 anos, que cumprirão uma resistência de acordo com o tempo de atividade previsto para a suas idades.

O trajeto, com centro nevrálgico montado entre muralhas no castelo, “é bonito, desafiante e com grau de dificuldade médio-baixo”, para permitir a participação de todos os que apreciam pedalar. Hélder Roque, do clube anfitrião, realça esse aspeto. Não obstante a altimetria da zona antiga da cidade, foi tido em conta a ideia de mobilização e criado “um percurso equilibrado”. Castelo, campos de ténis afetos à unidade hoteleira, zona espetáculo na encosta mais a norte, rua da Sobreira, rua D’Ega, Arco do Bispo, Museu Cargaleiro, rua do Mercado, são artérias de um circuito com uma distância entre os 3 e os 4 quilómetros.

DESFRUTAR Podem abordar a resistência a título individual ou por conjuntos até três elementos. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 19 de setembro. “Vamos tornar este momento numa festa. Para os que aceitam o desafio e para aqueles que vão acompanhar”, reforça Jorge Rebelo, que anuncia o complemento de uma zona social e de convívio no castelo, onde decorrerá a cerimónia de entrega de prémios.

O interesse dos praticantes já se faz notar. Jorge Rebelo utiliza de alguma prudência face ao item novidade da proposta, mas sublinha a experiência e conhecimento da equipa organizadora para motivar os praticantes para esta disciplina ciclística.

“Acreditamos que estamos aqui a lançar uma proposta com futuro. Para quem aprecia o desporto e como fator dinamizador de uma zona tão nobre de Castelo Branco”, remata Leopoldo Rodrigues.

COMENTÁRIOS