Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retaxo: Filarmónica assinalou centenário com concerto

Reconquista - 22/07/2021 - 18:30

Foi efetuada uma viagem musical no tempo, por alguns dos temas importantes da vida desta popular instituição.

Partilhar:

Foto cedida pela filarmónica

A Filarmónica Retaxense comemorou o seu centenário no passado fim de semana. A efeméride foi assinalada com um concerto, onde foi feita uma viagem no tempo, por alguns dos temas importantes da vida desta popular filarmónica.

Conduzida brilhantemente pelo maestro Bruno Cândido, a Filarmónica Retaxense começou por uma marcha de rua, «Presidente António Conde», e mais à frente seguiu por Espanha, onde a filarmónica recordou os concertos com muita saudade em Cedilhe, com um pasodoble «Suspiros de Espanha».

Na continuação deste momento, subiu ao palco a cantora Valéria Carvalho que acompanhou a Filarmónica Retaxense no popular tema da nossa região «Chapéu Preto» e depois acompanhou na deslocação a Lisboa com o tema «Lisboa Antiga». Como os concertos também têm um final, Valéria Carvalho esteve também nesse momento, com um tema onde foram homenageados todos os que quer como músicos, maestros, dirigentes e sócios, permitiram que a Filarmónica Retaxense relembrasse o primeiro concerto, em 24 de junho 1921.

Presentes na ocasião estiveram os presidentes das câmaras de Castelo Branco, José Augusto Alves, e de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, para além do presidente da Freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo, Miguel Vaz. Nas intervenções que tiveram lugar para assinalar a jubilosa data, Domingos Belo, presidente da centenária instituição, fez uma breve resenha da história da banda nestes cem anos e homenageou todos aqueles que de alguma forma estiveram na sua história ao longo do centenário.

Miguel Vaz, mostrou-se orgulhoso da história desta filarmónica e por a mesma continuar a mostrar a sua enorme vitalidade ao fim de cem anos, assim como da riqueza cultural das associações e artistas individuais que estas localidades comportam. Falou ainda da grande obra que já está em grande movimentação e que é o Pavilhão Multiusos que será uma mais valia para todas estas manifestações culturais. Já José Augusto Alves, homenageou o esforço de todos para que hoje a Filarmónica Retaxense cumprisse esta bonita idade e lembrou o investimento que o município de Castelo Branco tem feito na União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, tanto ao nível cultural, como no desporto e ainda no bem estar da população entre outros com a reclassificação do Posto Médico em Cebolais de Cima.

O concerto foi transmitido em online através da pagina da Filarmónica Retaxense numa rede social, tudo realizado por técnicos de imagem, som, e multimédia da localidade, como foi destacado na ocasião.

No final, uma vez que todas as normas da DGS foram cumpridas para este tipo de eventos, em vez do tradicional bolo de aniversário foram distribuídas pequenas lembranças a todo o público presente.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
"Chapéu Preto", Belo.
PARABÉNS!