Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Casaco

JC - 14/12/2023 - 9:48

O presidente da Brigada do Reumático esteve 30 minutos na fila para a comprar meia dúzia de filhós no mercado de Natal do Burgo. - “Fui dar uma volta no comboio e quando regressei ao centro cívico já havia filas em todas as tendas que vendiam as ditas”, justificou Jeremias, que nesse mesmo momento decidiu ir comprar farinha, ovos, açúcar, aguardente da boa, laranjas e fermento padeiro para que, com a sua cara-metade, fizesse aquela iguaria.
- “Ainda bem que tiveste essa ideia”, referiu Godofredo, o secretário-geral da BR, que se disponibilizou, com a sua cara-metade, a colaborar na confeção e fritura das mesmas. - “Entre os quatro não custa nada e eu não me importo de as amassar”, acrescentou.
- “Agora só temos que seguir as quantidades. O melhor é utilizarmos a receita do livro das avós e que passo a transcrever para não me enganar: dois quilogramas de farinha de trigo, 16 ovos, 200 g de manteiga, 50 g de fermento de padeiro, meio litro de chá de casca de laranja, 230 g de açúcar, 150 ml de azeite, 150 ml de aguardente, sal, sumo de duas laranjas, 2 colheres de café de canela, 1 colher de chá de fermento em pó; azeite para fritar, açúcar e canela para polvilhar”, disse Evaristo, que depressa se associou ao processo.
- “Mas a receita é mesmo verdadeira?”, questionou Jeremias, que ao longo da sua vida deixou sempre a tarefa de fazer as filhós às mulheres da sua vida.
- “É uma receita secular, mais que comprovada”, respondeu Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da BR, que no dia 22 irá à Biblioteca do Condado para mais uma apresentação do livro, agora das receitas dos avôs e da outra malta.
- “Enquanto não fazemos as nossas, o melhor é encomendarmos algumas para o pequeno-almoço de amanhã, porque como dizem lá pela terra da mãe África, quem não trabuca não manduca, e nós temos que manducar para trabalhar”, concluiu Jeremias, enquanto aguardava pela chegada de um casaco especial que encomendara para a BR, sem direito a ameaças...

JC

COMENTÁRIOS