Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Festa

JC - 22/02/2018 - 9:56

O Centro Artístico do Burgo assinala 110 anos de vida esta semana. Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, ainda hoje recorda, com saudade os bailaricos de carnaval que enchiam por completo o salão com direito a varandim. -”Aquilo é que era. faziam fila para entrar”, diz, enquanto mostra satisfação pelo rejuvenescimento que a segunda coletividade mais antiga do Burgo tem tido.
-”O que é certo é que o Centro soube manter a tradição e trazer outras iniciativas para a zona histórica da Villa, como a escolinha dos fadistas, as tunas de música ou os torneios de sueca”, disse Godofredo, secretário geral da Brigada, também ele associado da coletividade.
-”Então e as noites do Gin”, referia Evaristo, do conselho fiscal da Brigada.
-”Foi um upgrade às noites do tintol”, disse Juvenal, que já leva 50 anos de associado, mas que prefere manter-se fiel ao tinto da região.
A conversa sobre o aniversário do Centro decorria na tasca do Foguetão, entre uma patanisca de bacalhau e umas iscas de fígado com molho bem apurado. -”Este petisco também me faz lembrar as iguarias que muitas vezes se degustam na dita coletividade. Sobretudo nas noites de fadistagem, onde não falta o caldo verde, a chouriça assada, os rissóis e os pastelinhos de bacalhau”, disse Jeremias, que a curto prazo espera apresentar o programa das comemorações dos 20 anos da Brigada do Reumático.
-”O convívio entre todos é o melhor que levamos da vida”, acrescentou Godofredo, que está já a preparar um conjunto de propostas para a efeméride. 
-”Acima de tudo queremos que todos se divirtam e que tenham orgulho em pertencer à Brigada do Reumático”, concluiu Evaristo, enquanto pedia a abaladiça...
JC

 

COMENTÁRIOS