Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Gelo

JC - 19/01/2017 - 11:34

Leão, presidente do Importing Clube de Nação Lusitana, preferiu ficar sentado no Núcleo do clube seu coração, no Burgo. –“Peço desculpa ficar sentado, mas sou um homem da cidade e aqui tenho frio. A minha perna esquerda está congelada e a direita também. Não me consigo levantar, pelo que terei que falar sentado”, disse, alto e em bom som, o presidente importinguista, na sessão em que apresentou a sua recandidatura ao cargo que ocupa.
Na plateia pensaram em arranjar um irradiador para o senhor presidente, mas Leão era o único que batia o dente. –“Então o presidente não sabe que aqui no Burgo só há três estações: o inverno, o verão e os caminhos de ferro. É claro que aqui está frio e não se pode vir à vila em camisinha de algodão e em sapatinhos sem aquecimento”, referia na segunda fila Ermenegildo, importinguista desde que se conhece e sócio a partir do nascimento, já lá vão 60 anos.
-“Ele que ponha os olhos em Perfeito, o antigo presidente do Burgo, que está ali como manda a lei, e que nunca se queixou que estava frio ou calor, pois com ele não há cá dessas coisas. Se fosse ele o líder do Importing se calhar estávamos melhor!”, disse Tobias, nome de jogador, já com 65 anos vividos e sofridos.
-“Pelo menos estabelecia pontes e não as quebrava. Somos todos lusitanos e cada um tem o direito de ser de quem quer. A democracia exige respeito e isso é coisa que às vezes não existe no mundo imundo da bola”, retorquiu Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, que mesmo não sendo do Importing quis ouvir de viva voz as propostas de Leão. –“A minha equipa é o Burgo Futebol Clube”, esclareceu, não fosse o diabo tecê-las.
A conversa na plateia prosseguia enquanto na mesa presidencial Leão continuava com as pernas congeladas, que o frio do Burgo não é para homens da cidade. No final seguiram as tradicionais fotografias para o álbum de recordações, porque a paixão clubística também é isso…

 

COMENTÁRIOS