Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Lixo

JC - 16/02/2017 - 11:27

Os condados da Área Metropolitana do Burgo estão em pé de guerra por causa da fatura que lhes foi apresentada pelo tratamento do lixo. -”Só no Burgo querem que paguemos mais de um milhão por ano”, referia Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, na habitual reunião informal na Tasca do Foguetão.
-”Eu quando ouvi falar em privatizar a porcaria, imaginei logo onde isso nos levava”, referiu Godofredo, secretário geral da BR, para quem as empresas de gestão dos lixos nunca deveriam ter deixado de ser públicas. -”Isto já se estava a prever. E ainda nos vinham a falar que era bom e que as tarifas seriam mais baixas. Pois é, os do litoral pagam 10 e nós pagamos 40. Um justiça igual a muitas outras que têm sido feitas ao longo dos anos”, acrescentou.
-”A culpa é do governo!”, retorquiu Tobias, laranjista desde que se conhece, que aproveitou a ocasião para meter uma farpa.
-”É do governo, mas daquele que foi liderado por Lebre, pelo Laranjal e pelos Populistas, que decidiram privatizar o lixo e que até impediram que o Burgo ficasse com posição maioritária na dita empresa”, retorquiu Anastácio, roseirista desde que há democracia.
-”Isso é o que tu dizes. Quem lá está agora é o Roseiral e o Roseiral é que tem culpa”, respondeu Tobias, irritado com o caminho que conversa levava.
-”Estás enganado Tobias. É certo que agora vão dizer que nada têm a ver com a coisa, mas o que diz a história, esta história do lixo, é que as tarifas subiram porque as empresas deixaram de ser públicas e porque aprovaram um modelo de regulação a favor do capitalismo. E isso foi feito por Lebre e pela sua equipa”, respondeu Godofredo.
-”O melhor é mudarmos de conversa”, disse Tobias, lembrando outras privatizações, que considera importantes.
-”Também concordo. Venha daí uma rodada que esta pago eu, e ponha aí umas pataniscas de bacalhau para comporem o estômago”, concluiu Godofredo, enquanto se debatia com a ideia de como é que o lixo poderia ser tão caro...

 

COMENTÁRIOS