Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Lupa

JC - 14/03/2024 - 7:58

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, analisou, com o cuidado que o tema exige, os resultados da noite eleitoral de domingo. - “Parece-me claro que o Roseiral facilitou no Burgo, embora na sua Área Metropolitana tenha vencido. Mas, na Villa perdeu, o que já não acontecia há muito tempo”, começou por referir.

Aquele responsável falava no Comité Central da BR, composto por Godofredo, secretário-geral da Brigada do Reumático; por Evaristo, presidente do Conselho Fiscal; e ainda por Leopoldina, representante da ala feminina da associação.

- “O Laranjal, com os Populistas e os Reais foram os que tiveram mais votos na vila. Facto que lhes pode dar alento para outras campanhas. Até o Basta ultrapassou as expetativas”, disse Leopoldina, que há muito tempo “não vê uma reflexão profunda no Roseiral sobre a atualidade política no Burgo”.

- “Perante estes resultados, o Infinito começa a fazer legítimas contas para as eleições do Condado, dentro de ano e meio”, considera Godofredo.

- “O próprio Basta, que tem o único deputado do Burgo eleito no sufrágio do último domingo, poderá pensar em conquistar o Condado”, acrescentou Evaristo.

- “Mas ainda há quem pense que uma coisa não tem nada que ver com outra, e que está tudo bem no Condado do Burgo”, prosseguiu Jeremias.

- “E não está?”, questionou Godofredo.

- “Claro que está! O problema é o tempo que demoram os processos”, insistiu Evaristo.

- “Isso e aquela máxima que no poupar é que está o ganho, mesmo que os burguenses fiquem prejudicados. Veja-se o exemplo dos nomes e das mesas de voto que o Condado publicitou no Jornalão do Burgo. Não se conseguia ler nada, tal era a pequenez das letras”, protestou Jeremias.

- “Mas poupou-se, que a democracia não tem interesse nenhum e não fazia sentido colocar as letras maiores”, reclamou Godofredo.

- “Peço desculpa, mas isso não é bem assim. Junto com o anúncio, o Condado ficou de oferecer uma lupa a todos os leitores, mas o procedimento não foi feito a tempo...”, concluiu Leopoldina, que para verificar a sua mesa de voto pediu ajuda ao seu neto, o qual, fruto da idade, tem aquilo a que os oftalmologistas dizem ser visão a mais...

COMENTÁRIOS