Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Magalas

JC - 30/05/2018 - 10:21

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, ex-combatente lusitano na guerra do Tramar, vai reunir as tropas no próximo sábado, num convívio com antigos camaradas de armas. - “É mais um encontro para recordarmos os momentos bons que os maus, por vezes, ainda nos assombram e deles temos dificuldade em falar”, justifica.
O responsável pela BR falava com os seus companheiros Godofredo e Evaristo na esplanada da feira dos Sabores, enquanto aguardavam pelos concertos agendados para essa noite. - “Já daqui não saímos, pois estamos sentadinhos e conseguimos ver o palco”, justificava o secretário geral da BR, Godofredo.
- “Este ano as coisas estão diferentes. Há mais dinamismo e mais espaços. O único senão foi a restauração abrir só de tarde. Conclusão, convidei uns amigos do norte para virem almoçar à feira e tivemos que ir comer a outro lado, pois as tasquinhas só abriam às 15 horas”, disse Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da Brigada, que ainda assim elogiou as mudanças.
A conversa prosseguiu e o entusiasmo de Jeremias no encontro dos «magalas» do seu tempo veio de novo à prosa. - “Já há muito tempo que não vejo o Juvenal. Parece que esteve emigrado lá nas américas, mas este ano já disse que vinha”, esclareceu, para depois recordar que o “bom Juvenal era um cozinheiro de primeira água. Esse atributo até lhe valeu algumas benesses, pois sempre que alguém importante nos visitava o Juvenal ganhava importância. Acabava sempre por não se esquecer dos amigos e à volta de um bom petisco esquecíamo-nos das agruras da guerra e da ditadura”.
- “Então, dá lá um abraço ao Juvenal da nossa parte e convida-o a vir cá ao Burgo, para degustarmos o que de melhor cá temos”, aludiu Godofredo, satisfeito pela felicidade do amigo...

JC

COMENTÁRIOS