Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Postigo

JC - 18/03/2021 - 9:43

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, aproveitou a abertura das escolas para levar o neto mais novo ao infantário. - “O Bequinhas já tinha saudade de estar com os amigos e com a educadora. Foi uma festa!”, disse o responsável máximo pela BR, que no regresso a casa aproveitou para comprar um café cheio com adoçante, no postigo da pastelaria do amigo Valentim. 
- “Nem imaginas como isto me sabe bem!”, disse Jeremias para o proprietário do estabelecimento.
- “Sei, sei… e este foi tirado com muita estima”, disse Valentim, que nessa manhã já tinha vendido para cima de meia centena de bicas curtas ou longas.
- “Nos novos tempos, o café ao postigo é o que se arranja. Mas também temos bolos ao postigo, sumos ao postigo, sandes ao postigo, amendoins ao postigo… até estou a pensar mudar o nome da Pastelaria Valentim, para Confeitaria do Postigo”, acrescentou Valentim.
- “No meio de tudo isto ainda tens sentido de humor”, retorquiu Jeremias, que pediu mais dois cafés, um para Godofredo, secretário geral da BR, e outro para Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da mesma associação, que entretanto estavam a chegar.
- “Bendito cafezinho!”, exclamou Godofredo.
- “Ao tempo que não bebia um café ao postigo!”, reforçou Evaristo.
- “Ainda bem que gostam”, respondeu Valentim, que a pedido de Jeremias serviu também um pastel de nata, à moda do postigo, para cada um. 
- “Agora têm que ir andando, que não se pode comer nem beber aqui, para evitar concentrações. Amanhã os cafés são por conta da casa”, concluiu Valentim, também ele satisfeito por o negócio estar a regressar, ainda que devagarinho…

JC

COMENTÁRIOS