Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Romaria

JC - 22/04/2021 - 9:43

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, grelhou as sardinhas em casa e viu a eucaristia em direto no Jornalão da Terra. - “Foi a romaria possível”, disse enquanto elogiava a dita iguaria e a bendita transmissão. - “Sentimo-nos confortados connosco mesmo. Quanto às sardinhas, eram congeladas, mas pingavam no pão, e com o feijão frade foi uma refeição divinal”, acrescentou.
- “Pois nós fizemos o mesmo. Para o ano se Deus quiser e os humanos tiverem comportamentos de responsabilidade, já não haverá pandemia e poderemos festejar a Romaria do Burgo e todas as outras que na Área Metropolitana do Burgo se realizam”, adiantou Godofredo, o secretário geral da BR, que além das sardinhas na brasa e do feijão frade, acrescentou à ementa um queijinho de Villa Cains, amanteigado, que o tinto caseiro obrigava a isso mesmo.
A conversa entre os membros da Brigada do Reumático decorria numa das esplanadas da zona histórica. - “Pois eu aproveitei para degustar uns ovinhos verdes, uns pasteis de bacalhau e uns bifes panados. Fomos para o quintal e fizemos aí a nossa romaria”, referiu Evaristo, o presidente do Conselho Fiscal da BR.
- “Ora, para o ano juntamo-nos todos e fazemos a coisa à moda de sempre. Cada um leva o que melhor sabe fazer e degustamos todas essas iguarias, cumprindo também o dever de devotos, porque o mundo como anda precisa mesmo de uma mãozinha vinda do céu”, perspetivou Jeremias, que não tem dúvidas do verão quente que o Burgo vai começar a vivenciar já na primavera. - “Com as eleições para os condados à porta, muita tinta vai ser usada para imprimir notícias frescas, mas a ferver”, concluiu o presidente da BR, para quem a pandemia vai tornar as campanhas mais criativas…

JC

COMENTÁRIOS