Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Tempo

JC - 01/02/2024 - 9:42

No Burgo a música continua no compasso das contas. Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, mostra-se triste e desiludido. - “Agora até a escolinha do solfejo, referência nacional na arte de bem ensinar, se encontra doente”, disse no tradicional café da manhã com os restentes elementos do núcleo duro da BR.
- “São situações desagradáveis que desejamos sejam ultrapassadas depressa e que não tenham implicações para a imagem positiva da instituição. Que se apure a verdade e que as contas fiquem certas”, disse Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da Brigada, confuso com o estado a que a coisa chegou.
- “É uma música triste”, prosseguiu Godofredo, secretário-geral da BR, que se vem juntar a outras de índole distinto.
- “Como assim?”, questionou Jeremias.
- “Ao que parece no Condado voltou-se ao tempo do beija mão”, esclareceu Godofredo.
- “Mas Perfeito tinha acabado com isso e com a caridadesinha”, confirmou Evaristo, que se recorda do tempo em que as coisas se resolviam de forma discreta e sem sobressaltos, a bem de todos.
- “Pois, mas agora tudo é posto em causa. Ou porque falta uma virgula, ou porque tem um ponto final a mais. Tudo é escrutinado a pente fino, porque já se sabe que os burguenses, as suas empresas e associações não são de confiança”, ironizou Jeremias.
- “Todo o cuidado é pouco!”, alertou Godofredo.
- “É verdade. Mas nós na Brigada do Reumático sempre tivemos uma postura colaborativa e institucional, na defesa dos nossos associados e de todos os burguenses. Foi assim no tempo do Tólis, nos momentos das grandes obras, e será assim no futuro, para que o Condado possa crescer”, sublinhou Evaristo.
- “Sim, e que não seja um entrave ao funcionamento das mesmas com questões burocráticas, políticas e cegas, que só beneficiam uns face a outros”, frisou Godofredo.
- “É por isso que o Burgo anda triste e sem garra”, afirmou Eavristo.
- “Lá estão vocês com essa lenga lenga. Isso é que nos mete tristes. O Burgo é um Condado que faz inveja a muitos os outros, que tem estruturas, empresas e associações únicas e pessoas extraordinárias! E isso é que deve ser realçado, quanto ao tempo que demoram as coisas… já dizia o meu avô, no Burgo só há três estações: o inverno, o verão e os caminhos de ferro, embora ele falasse de outro tempo…
JC 

 

COMENTÁRIOS