Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Salgueiro do Campo: Centro social vai poder construir lar de idosos

José Júlio Cruz/José Furtado - 18/02/2022 - 11:36

Revelação foi efetuada pelo presidente da Câmara de Castelo Branco no decurso da reunião pública do executivo desta sexta-feira.

Partilhar:

O Centro Social de Salgueiro do Campo vai poder construir a sua residência para idosos. A revelação foi efetuada pelo presidente da Câmara de Castelo Branco no decurso da reunião pública do executivo que teve lugar esta sexta-feira de manhã.

Leopoldo Rodrigues tornou público que “temos vindo a acompanhar com preocupação as dificuldades por que tem passado este centro social para que irem ao encontro da valência de lar que é pretendida”, explicando que “a candidatura apresentada pela sua anterior direção não foi aprovada, mas já esta semana tivemos a confirmação que a nova candidatura para a sua construção foi contemplada e será dado cumprimento em breve a essa velha aspiração da população de Salgueiro do Campo”.

“Será uma infraestrutura digna e de acordo com aqueles que são os anseios das pessoas e da instituição”, rematou o autarca.

Lembre-se que em 30 de dezembro de 2021 Reconquista noticiava que aquele centro tinha de encerrar a valência de lar até ao final dessa semana depois de o Instituto da Segurança Social ter confirmado que a estrutura não se encontra licenciada “nem tem processo de licenciamento em curso”. A garantia foi deixada ao Reconquista por fonte da Segurança Social em Lisboa, que diz que o Centro Distrital de Castelo Branco “procurou sempre impedir a instituição de promover novas admissões de utentes”.

O caso ganhou visibilidade depois de em 2020 este lar ter sido atingido por um surto de Covid-19 mas a Segurança Social confirmou ao Reconquista que em março de 2019 “o Centro Social de Salgueiro do Campo foi alvo de uma ação inspetiva que resultou na instauração de um processo de contraordenação e no consequente encerramento administrativo”, um processo que “decorreu das conclusões dessa ação inspetiva e não na sequência do surto de Covid-19 ocorrido naquele estabelecimento”. A mesma fonte garante que encontrou uma solução “para cada um dos utentes, estando a articular diretamente com respetivos familiares, após ter efetuado o levamento de instituições que reúnam condições para o seu acolhimento”.

O encerramento da valência foi comunicado formalmente aos familiares no dia 27 de dezembro de 2021. Numa carta à qual o Reconquista teve acesso, a direção do centro pedia aos familiares que recolham e recoloquem os idosos noutra instituição, alegando que a Segurança Social de Castelo Branco “proibiu já há algum tempo” a admissão de novos utentes na valência de lar “o que tem conduzido à significativa redução dos apoios recebidos, nossa principal forma de subsistência”.

A direção do centro social alegava nessa carta que fez tudo o que estava ao seu alcance junto da câmara e da Segurança Social mas “não houve abertura para a resolução do problema, nem nos foi dada qualquer alternativa, isto apesar de ambas as instituições terem ficado perfeitamente cientes que o resultado inevitável seria o encerramento”.

Já depois de esta carta ter chegado aos destinatários intensificaram-se os encontros para encontrar uma solução para este caso e aconteceram alguns avanços. O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco esteve reunido com a direção do centro, a Segurança Social e a junta de freguesia e chegou até a encontrar-se com os familiares dos utentes, tal como foi noticiado nessa altura.

“Nós acordamos com a direção que a câmara municipal daria algum apoio financeiro no sentido de manter os utentes na instituição até ser encontrada uma outra solução e que permitisse dar estabilidade aos utentes que neste momento se encontram no Centro Social de Salgueiro do Campo”, disse nessa altura Leopoldo Rodrigues ao Reconquista. Mas considerava importante que se esclarecesse que “a instituição está a funcionar desta forma há muito tempo e que teria como possibilidade de solução a adaptação daquele edifício às novas regras definidas pela Segurança Social e que permitissem o licenciamento da valência de estrutura residencial para idosos”. Se a direção decidir avançar com essa melhoria das instalações a câmara “como é sua obrigação estará ao lado das instituições”.

O presidente salientava que não estava em causa a continuidade do Centro Social de Salgueiro do Campo que tem autorização e continua a prestar o serviço de apoio domiciliário e de centro de dia. Para Leopoldo Rodrigues é importante que as pessoas sejam mantidas na sua terra mas “tenho receio que nesta fase não seja possível para estes utentes”.

COMENTÁRIOS

Antonio
à muito tempo atrás
Espero que sim que a obra ou instituição vá em frente fico feliz o meu obrigado