Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Salgueiro do Campo já acolhe 400 estrangeiros

João Carrega - 18/03/2023 - 14:30

Freguesia de Salgueiro do Campo tem vindo a acolher cidadãos de várias nacionalidades. A presidente da Junta fala em cerca de 400 pessoas de várias nacionalidades.

Partilhar:

Os números foram avançados na apresentação da Feira da Vinha e do Vinho

A Freguesia de Salgueiro do Campo tem vindo a acolher muitos cidadãos estrangeiros. No total são cerca de 400, refere a presidente da Junta, Sandra Silva, para quem a comunidade, que está maioritariamente entre o Salgueiro e a aldeia de Palvarinho, tem sido bem acolhida.

“Procuramos integrá-los e na Feira da Vinha e do Vinho (ver peça ao lado) irão estar presentes, com dois espaços de gastronomia – Comida do Mundo e Comida Oriental”, sublinha a autarca.

Sandra Silva refere que as nacionalidades são muitas. “Temos cidadãos belgas, franceses, espanhóis, australianos, austríacos, brasileiros, alemães, turcos, russos, ucranianos, indianos ou do Dubai, entre outros”.

A presidente da Junta falava durante a apresentação da feira que terá lugar nos dias 25 e 26 de março. Mas o que atrai estes novos moradores?, perguntámos. –“Temos condições ímpares. Estas pessoas procuram sobretudo a envolvência com a natureza e o nosso território garante isso”, justifica.

As profissões também são variadas. “Há muita gente em teletrabalho, mas também temos empresários. Há um cidadão do Dubai que desenvolveu um protótipo para reciclar o óleo das eólicas”, diz, enquanto deseja que o projeto possa ter novos desenvolvimentos.

Sandra Silva considera que é “importante valorizar também as pessoas que vêm de fora para nossa freguesia. O seu envolvimento na Feira da Vinha e do Vinho vem nesse sentido”. Aliás, dois professores da Quinta da Bella Vida (Petra e Harold) irão ministrar a sessão de aquecimento do passeio pedestre, no dia 26.

Recorde-se que nos últimos sensos (2021) a Freguesia de Salgueiro do Campo tinha 891 residentes.

COMENTÁRIOS

Luisa Campos
No ano passado
A leveza com que se fala sobre um assunto tão delicado diz muito sobre a inconsciência. Atestam a residência a pessoas que vivem maioritariamente em "autocaravanas", em zonas florestais. Rezem para que não haja incêndios ou depois veremos se assumem as condições em que viviam estas pessoas.
JMarques
No ano passado
Desconhecia que que o Salgueiro do Campo tinha um parque de auto caravanismo, se não tem é campismo selvagem, portanto ILEGAL.
Luisa Campos
No ano passado
JMarques, um excelente tema para o SEF e comunicação social investigarem.