Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Santa Águeda: Quercus diz que obras voltam a violar plano

Reconquista - 21/09/2016 - 22:57

O caso remonta a 2014 e já mereceu várias denuncias da associação ambientalista.

Partilhar:

A Quercus está contra a realização das obras, que diz violarem o plano de ordenamento. Foto Quercus

A Quercus diz que foram retomadas junto à barragem de Santa Águeda, no concelho de Castelo Branco, “grandes obras que violam novamente o Plano de Ordenamento e põem em causa a qualidade da água”.

O caso remonta a 2014 e já mereceu várias denuncias da associação ambientalista, que em novembro do ano passado levaram a GNR a deslocar-se ao local, onde procedeu ao levantamento de um auto de contraordenação ao proprietário do terreno.

Depois desta e de outras intervenções foram demolidos alguns muros, retiradas vedações e arrancadas palmeiras, como o Reconquista noticiou.

No entanto estas obras, com grande movimentação de terras, levaram à destruição “de vários hectares de carvalhais”.

A Quercus diz que as novas obras “destroem biodiversidade e ameaçam qualidade da água que abastece milhares de cidadãos dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Rodão”.

A associação, que fala em “crimes ambientais” promete “continuar a acompanhar este processo e exigir que as autoridades cumpram a lei, e salvaguardem os interesses públicos de proteção ambiental e de saúde pública desta área de grande sensibilidade ecológica e importância estratégica”.

 

COMENTÁRIOS