Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Santa Apolónia: Magusto assinala aniversário de Agustina Bessa-Luís

Reconquista - 14/10/2021 - 8:00

Os 99 anos do nascimento de Agustina Bessa-Luís vão ser assinalados com um magusto promovido pela Alma Azul, na ermida de Santa Apolónia, em Alcains.

Partilhar:

Agustina, Eugénio e Eduardo Lourenço

Os 99 anos do nascimento de Agustina Bessa-Luís vão ser assinalados domingo, dia 17 de outubro, às 17H00, com um magusto promovido pela Alma Azul, na ermida de Santa Apolónia, em Alcains. A mesma efeméride é também assinalada dois dias antes, em Coimbra, na Galeria Santa Clara.

A leitura de três cartas, duas de Agustina Bessa-Luís e uma de Eduardo Lourenço, que trocaram após o seu encontro em França, será acompanhada de castanhas assadas e jeropiga. Serão também lidos na sessão dois poemas de Eugénio de Andrade, “Fim de verão” e “Ao Eduardo Lourenço na flor da sua idade”, proposta integrada no programa “Do verão ao outono – Alma Azul em Alcains”. O Magusto Alma Azul assinala também os 50 anos de elevação de Alcains a vila, a partir de uma tradição local: a Feira de Todos os Santos.

Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922, autora de uma obra vasta que vai do romance à biografia, da crónica aos contos, num percurso único que os seus pares, de José Saramago a António Lobo Antunes, classificam de génio absoluto. Neste último trimestre, a Alma Azul prepara um programa para assinalar, em 2022, o centenário do seu nascimento.

COMENTÁRIOS