Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

São Miguel da Sé: Capacetes benzidos na festa dos arcanjos

Lídia Barata - 04/10/2017 - 11:09

O São Miguel, patrono da paróquia da Sé, voltou a ter uma festa e contou com a participação especial dos motociclistas. 

Partilhar:

Na homilia da missa evocativa dos arcanjos, o Papa Francisco lembrou que Rafael é o arcanjo "a quem se recorre para pedir proteção da sedução de dar um passo errado".

Talvez seja por isso que é a ele que os motociclistas recorrem, como patrono das suas viagens em duas rodas.

Fazendo jus a esse propósito, os motociclistas de vários clubes e associações de Castelo Branco juntaram-se às festividades de São Miguel, patrono da Paróquia da Sé, o arcanjo que "declara guerra ao diabo, que perturba a vida", onde se invocam também Rafael e Gabriel, o arcanjo que “traz as boas notícias, a notícia da salvação".

A cerimónia de sábado começou com uma oração e a bênção dos capacetes, à porta da Sé, seguindo-se a eucaristia e a procissão, que foi acompanhada pelos motards.

Na homilia desta celebração, o padre Nuno Folgado, comparou esta festividade dos arcanjos a um diamante, "com várias faces, mas em que todas têm o seu brilho", destacando que padroeiro São Miguel "nos quer todos juntos a celebrar a festa", unidos ao motivo de sempre para celebrar: "Deus que morre e ressuscita".

O celebrante, tal como as leituras do dia, lembram que "Deus deseja-nos a felicidade e desafia-nos a ter os mesmos sentimentos que Jesus Cristo", que "se fez em tudo igual a nós, exceto no pecado", pelo que "somos capazes de pensar, escolher… amar como ele", nas mais diversas vertentes, "como ele sentiu nas bodas de Caná quando ficaram sem vinho; quando disse a Zaqueu que precisava ficar em casa dele; quando viu que a multidão não tinha pão; quando se soube traído por Pedro; ou quando do alto da cruz usou o último fôlego para rezar: Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem".

O padre Nuno Folgado sublinha ainda a importância de sermos coerentes, e das nossas ações confirmarem as nossas palavras, porque "haja o que houver, dê por onde der, temos um Deus que nunca muda e nunca deixará de nos amar", sendo este um dia de festa, mas um dia "para refletir no que temos feito para espalhar a alegria que cada um de nós tem", usando da coerência entre atos e palavras.

Às celebrações religiosas, de sexta-feira e sábado, foram complementadas com a animação que também "tempera" a alegria, com música, arraial e petiscos a condizer, noite dentro, pois lá diz o povo: "quem se ajusta ao São Miguel, não descansa quando quer".

COMENTÁRIOS