Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

São Miguel de Acha: Cancioneiro imortaliza música tradicional

Reconquista - 15/11/2023 - 17:03

Com a edição do livro, Joaquim Gonçalves e José Ramos Alexandre consideram que, agora, é tempo de dar voz aos leitores.

Partilhar:

A obra «Cancioneiro da Música Tradicional de São Miguel de Acha», da autoria de Joaquim Gonçalves e José Ramos Alexandre, já foi apresentada ao público. A cerimónia decorreu recentemente na sede da associação naquela aldeia do concelho de Idanha-a-Nova.

Como lembra o município idanhense, trata-se de uma edição da Adepac – Associação de Defesa do Património Cultural de São Miguel de Acha, em parceria com a editora Colibri.

A população local acolheu muito bem a obra, composta por cerca de 470 páginas, que reúne mais de 140 modas e cantos de música tradicional, de cariz profano ou religioso, todas recolhidas em São Miguel de Acha.

“São Miguel de Acha é um bom exemplo de preservação e transmissão do cancioneiro tradicional às gerações futuras, um desígnio que queremos alargar a todo o concelho de Idanha-a-Nova”, adiantou Armindo Jacinto.

Por seu lado, a presidente da Freguesia, Cristina Geraldes, referiu que “este é um momento importante para a história de São Miguel de Acha, que apresenta um vasto e interessante espólio de modas e cantos de música tradicional, que já mereceram a atenção e estudo de conceituados investigadores, como Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça, entre outros”.

Com a edição do livro, Joaquim Gonçalves e José Ramos Alexandre consideram que, agora, é tempo de dar voz aos leitores: “É o tempo dos conterrâneos relembrarem os cantos e as modas da sua infância e do público em geral tomar contacto com a música de São Miguel de Acha, que tão merecidamente já foi referenciada por autores ilustres do panorama da música tradicional; é ainda o tempo dos especialistas confirmarem a qualidade da música desta região; mas, também, damos a oportunidade do Grupo de Cantares Tradicionais de São Miguel de Acha divulgar, a partir de agora, a sua música por todo o lado com um apoio documental”.

Durante a cerimónia, foram ainda enaltecidas as entidades privadas e os particulares que patrocinaram financeiramente a edição da obra, num gesto de generosidade e responsabilidade social.

Mas, o importante valor cultural da obra, como frisa o município, decorre ainda da transcrição musical das recolhas referentes a todas essas modas que estariam em risco de se perder, relativamente a muitas das quais se juntam cópias das partituras originais das modas que Fernando Lopes-Graça publicou relacionadas com São Miguel de Acha, quer só com a melodia quer com os diversos arranjos a que procedeu, e que vão desde o piano a solo, para piano a quatro mãos, para orquestra ou só para vozes.

A cerimónia de apresentação contou com a presença dos dois autores; da presidente da Adepac, Sofia Gonçalves; do presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto; da presidente da Freguesia de São Miguel de Acha, Cristina Geraldes; da representante da Direção-Regional de Cultura do Centro, Margarida Silva; do músico, professor e investigador Alexandre Branco Weffort, que escreveu o prefácio e apresentou o livro; e do representante da editora Colibri, Fernando Mão de Ferro.

COMENTÁRIOS