Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Saúde: Especialista clínico aplaude prática do walking football

Artur Jorge - 03/07/2023 - 9:55

Pedro Caetano, médico fisiatra, vê no “futebol a andar” uma excelente atividade física por ser um desporto que usa intensidade num contexto de baixo risco de lesões.

Partilhar:

Pedro Caetano (2.º esq) explica os benefícios para a saúde da prática do walking football. Foto Reconquista

O médico fisiatra Pedro Caetano aplaude o impulso que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e as Associações Distritais e Regionais (ADR) está a dar ao walking football.

No entender deste especialista também ligado à medicina desportiva, o “futebol a andar” é “uma excelente forma de atividade física por ser um desporto que usa a intensidade necessária, num contexto de baixo risco de lesões músculo-esqueléticas”, proporcionando efeitos positivos na Saúde e Bem-estar.

Pedro Caetano avaliou os praticantes seniores que representaram a Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) na Festa Nacional do Walking Football e explicou ao Reconquista os benefícios deste desporto:

“Existem estudos com qualidade científica aceitável que demonstram que pode ser efetivo no tratamento de alterações da hipertensão, em baixar os níveis de colesterol e de glicémia. Melhora a densidade óssea e contribui para a diminuição de massa gorda”.

“É uma excelente atividade para diabéticos e para doentes com osteopenia e, eventualmente, osteoporose. No caso de existência de perda de massa óssea, e garantindo que não há contraindicação à prática de exercício físico, é mais indicada a atividade que implique carga, do que as atividades em meio aquático”, acrescenta o médico albicastrense.

LEIA TODO O ARTIGO NA EDIÇÃO EM PAPEL E NO PAPEL ONLINE

COMENTÁRIOS