Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Saúde mental: ULSCB vai ter equipa comunitária

Reconquista - 29/07/2022 - 14:29

Projeto apoiado pela bazuca europeia conta com profissionais de várias áreas e fará parte de projeto-piloto.

Partilhar:

Hospital Amato Lusitano. Foto arquivo Reconquista

 

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) vai ter uma das cinco novas equipas comunitárias de saúde mental para adultos, anunciou esta sexta-feira a instituição

Estas equipas são formadas por um médico com a especialidade de psiquiatria, dois enfermeiros dos quais um é especialista em saúde mental e psiquiátrica, um psicólogo clínico, um técnico superior de serviço social, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica com a profissão de terapeuta ocupacional e um assistente técnico.

O projeto é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e segundo os seus promotores “permitirá uma resposta de maior proximidade às pessoas com doença mental, devendo assegurar que o tratamento decorre na comunidade, em articulação com outros profissionais de saúde e outros níveis de cuidados, contribuindo para a redução do estigma e da discriminação, frequentemente associados à doença mental”.

Segundo a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental foram criadas 10 equipas comunitárias de saúde mental para este ano, cinco para a população adulta (onde está incluída a ULSCB) e outras cinco para a infância e adolescência, tendo sido autorizada a contratação de até 60 profissionais para as integrarem, entre psiquiatras, psicólogos e enfermeiros de saúde mental.

Estas equipas reforçam o projeto-piloto iniciado em fevereiro de 2020.

Para além de Castelo Branco foram contempladas as unidades locais de saúde do nordeste, norte alentejano, centros hospitalares do oeste e universitário do Algarve.

As cinco equipas para crianças e adolescentes são criadas em Trás-os-Montes e Alto Douro, Leiria, Setúbal, Alto Minho e Baixo Alentejo.

COMENTÁRIOS