Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Saúde: Proença e Penamacor com cuidados na comunidade

Reconquista - 24/01/2024 - 16:40

Cinco concelhos da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco passa a estar abrangidos por estes projetos. E há mais dois a caminho.

Partilhar:

Penamacor tem uma das novas unidades. Foto arquivo Reconquista

 

Proença-a-Nova e Penamacor têm as mais recentes unidades de cuidados na comunidade (UCC) na área da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), anunciou a instituição que gere o Hospital Amato Lusitano e os centros de saúde de sete concelhos do distrito.

A UCC “Terras do Lince-Raia Quente” fica localizada no Centro de Saúde de Penamacor e a UCC de Proença-a-Nova no Centro de Saúde de Proença-a-Nova.

“Estas duas novas unidades vêm juntar-se às três já existentes na ULSCB, a UCC de Castelo Branco, a UCC de Idanha-a-Nova e a UCC da Sertã”, esclarece a ULSCB em comunicado.

O conselho de administração anunciou ainda que está a trabalhar no alargamento deste modelo aos restantes concelhos na sua área, encontrando-se “em fase de elaboração de proposta a criação de mais duas UCC, uma para Oleiros e outra para o concelho de Vila Velha de Ródão”.

Estas unidades prestam cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário “especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional, ou doença que requeira acompanhamento próximo, atuando ainda na educação para a saúde, na integração de redes sociais de apoio á família e na implementação de unidades móveis de intervenção”.

Desenvolvem ainda atividades em parceria com os municípios, freguesias, escolas, instituições de solidariedade social, bombeiros e serviços de segurança, entre outros.

COMENTÁRIOS