Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sertã: Câmara alerta para perturbações no abastecimento de água

Reconquista - 24/08/2022 - 19:48

Seca associada ao consumo excessivo pode levar a perturbações sérias, avisa a autarquia. 

Partilhar:

Foto DR

 

A Câmara Municipal da Sertã apelou esta quarta-feira à poupança da água, alertando que “têm sido registados consumos de água excessivos, que provocam um nível de exigência acrescido às infraestruturas do sistema multimunicipal que abastece o nosso concelho”.

A afirmação é do vice-presidente Rui Antunes, segundo o qual “a manterem-se os atuais volumes de consumos diários, poderá resultar em perturbações ou constrangimentos no normal abastecimento de água“.

Tal como o Reconquista noticiou há uma semana o município já teve de recorrer com regularidade a abastecimentos de água em vários reservatórios do concelho, com a utilização de viaturas de transporte de água do município e das corporações de bombeiros voluntários.

A câmara pede à população que evite consumos “que não sejam estritamente necessários”, como é o caso de regas de jardins, lavagens de carros, pavimentos e enchimentos de piscinas.

A autarquia avançou com restrição das regas dos jardins públicos, encerramento de fontanários com água da rede e está a avaliar as situações de incumprimento no pagamento da fatura mensal, avançando também com a redução de pressão nas redes.

A médio prazo pode vir a cortar a água “nas situações de incumprimento das obrigações legais de pagamento das faturas mensais”, a aumentar a fiscalização na deteção de consumos não autorizados e a fazer uma atualização dos preços cobrados aos consumidores.

COMENTÁRIOS