Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sertã celebra nascimento do padre Manuel Antunes

Reconquista - 01/11/2022 - 12:03

Estreia de um documentário sobre a vida e obra do padre Manuel Antunes é um dos eventos que vai marcar a celebração dos 104 anos do seu nascimento.

Partilhar:

Padre Manuel Antunes. Imagem CMS

A estreia de um documentário sobre a vida e obra do padre Manuel Antunes é um dos eventos que vai marcar a celebração dos 104 anos do nascimento de uma das maiores figuras da história recente da Sertã.

O programa, que é variado, decore ao longo do dia 3 de novembro, data de nascimento do homenageado.

O documentário reúne entrevistas inéditas a Manuel Antunes e testemunhos do antigo presidente da República Ramalho Eanes e do antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão. Eunice Muñoz, Lídia Jorge, Luís Miguel Cintra e Teresa Calçada também participaram neste documentário com imagens e testemunhos inéditos.

O programa começa pelas 10H00 com a inauguração da exposição “Pe. Manuel Antunes: o regresso às raízes”, na Biblioteca Municipal da Sertã.

Uma hora depois começa na Escola Secundária da Sertã o debate “O Homem-Espuma aos olhos dos jovens da Sertã”, coordenado pelo professor e investigador José Eduardo Franco. Pelas 14H30 dá-se início ao percurso literário “Lugares do Pe. Manuel Antunes na Sertã”, que visita alguns dos locais da vila associados a esta figura.

Ainda durante a tarde a Biblioteca Municipal da Sertã recebe a apresentação dos livros “A Rússia em Questão”, “Os Leitores Perguntam, o Pe. Manuel Antunes Responde” e da Revista Letras Com Vida, que tem um dossiê dedicado ao padre Manuel Antunes.

A partir das 17H30 são apresentadas as atas do Congresso Internacional Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos do Padre Manuel Antunes, que decorreu no centenário do nascimento, em 2018.

A partir das 18H30 decorre um lanche literário no salão nobre do Clube da Sertã e uma hora depois o Cineteatro Tasso recebe uma breve conversa com Miguel Real. O documentário é exibido nesta sala a partir das 19H45.

“Este será um dia de homenagem a um dos nossos maiores vultos. Não queremos apenas celebrá-lo, mas sobretudo refletir acerca do legado que nos deixou, ainda para mais numa época tão incerta e cheia de desafios como aquela em que vivemos”, diz em comunicado o presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda.

Manuel Antunes entrou aos 13 anos para o Seminário Menor da Companhia de Jesus, em Guimarães e em 1936 para o noviciado na Companhia de Jesus, em Alpendorada (Marco de Canaveses). Passou ainda pelo Instituto Superior Beato Miguel de Carvalho (hoje Faculdade de Filosofia de Braga), a Faculdade de Teologia de Granada (Espanha) e Namur (Bélgica). A 15 de julho de 1949 recebeu a ordenação sacerdotal pelo bispo de Guadix, D. Rafael Alvarez de Lara.

Foi convidado por Vitorino Nemésio para ensinar História da Cultura Clássica e História da Civilização Romana na Faculdade de Letras de Lisboa e depois do 25 de Abril de 1974 recusou o convite para ser ministro da Educação. Em 1981 recebeu o título de Doutor ‘Honoris Causa’ da Faculdade de Letras de Lisboa e em 1983 foi condecorado por Ramalho Eanes com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Morreu em 1985 e em 2018, 100 anos depois do seu nascimento, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou-o, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.

COMENTÁRIOS