Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sertã: Cernache comemora canonização de S. Nuno

Reconquista - 25/04/2022 - 16:02

Treze anos da canonização são celebrados até 1 de maio com várias atividades.

Partilhar:

Cernache do Bonjardim vai assinalar a partir de terça-feira os 13 anos da canonização de São Nuno de Santa Maria, com uma programação que terminará no feriado de 1 de maio.

O programa começa às 16H00 do dia 26 com uma missa na igreja matriz de Cernache do Bonjardim, com a exibição de um documentário da RTP dedicado a S. Nuno, que irá ocorrer a partir das 21H00 no Teatro Taborda.

As capelas de Brejo, Pampilhal e Quintã vão receber momentos de oração a partir das 19H00 de quarta-feira e a igreja de Nesperal recebe uma oração no dia seguinte à mesma hora.
No dia 29 há um momento de oração a S. Nuno na igreja matriz de Cernache do Bonjardim (19H00), antecedido de um concerto de acordeão pelo conservatório de música. Mas a programação começa pelas 10H00 com o teatro de sombras sobre a vida de S. Nuno a visitar a Escola Básica São Nuno de Santa Maria e o Centro Social S. Nuno de Santa Maria.

A partir das 20H00 o auditório da junta de freguesia recebe uma conversa sobre o património imaterial de Cernache do Bonjardim.
No dia 30 depois do almoço o seminário abre as portas para visitas guiadas, decorre um peddy-paper pelas ruas da vila e um piquenique na serra da Santa. A partir das 22H00 o jardim do clube recebe a banda “RockLuso”. As comemorações culminam a 1 de maio com a eucaristia com cortejo a partir das 15H00 no Seminário das Missões. O dia começa pelas 9H00 com um torneio de ténis, a abertura do mercado de produtos da terra de S. Nuno e as atuações dos Grupo de Concertinas de Cernache do Bonjardim e dos Tambores de Casal de Madalena, ambos no mercado municipal.
As comemorações dos 13 anos da canonização de S. Nuno de Santa Maria são organizadas pela Câmara Municipal da Sertã, em colaboração com a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.

Carlos Miranda, o presidente do Município da Sertã, refere em comunicado que este programa pretende “invocar S. Nuno de Santa Maria, lembrando o exemplo de uma vida e obra excecionais, que tiveram o devido reconhecimento com a canonização ocorrida em 2009”.

O novo formato das comemorações pretende responder à “necessidade de ter um programa que permita ir ao encontro das dimensões litúrgica e espiritual de S. Nuno de Santa Maria, conferindo-lhe maior dignidade e o envolvimento de toda a comunidade”, afirma o mesmo responsável. 

 

COMENTÁRIOS