Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sertã: Futuro do turismo passa pela digitalização

Reconquista - 13/03/2024 - 16:30

Hoje há um novo contexto competitivo no turismo e as empresas têm que apostar numa nova fase de desenvolvimento.

Partilhar:

Foto cedida pela CMS

“Como melhorar o Turismo Rural” foi a temática do workshop que decorreu recentemente no salão da Assembleia Municipal da Sertã dinamizado pela AHRP - Associação dos Hotéis Rurais de Portugal com o apoio do município. Teve como propósito apresentar vantagens estratégicas da digitalização e as oportunidades que certas plataformas digitais podem oferecer.

“O Turismo é uma indústria muito dinâmica e competitiva”, o que obriga as “empresas a diferenciarem-se através da prestação de serviços originais e diferenciadores”, referiu Elsa Marçal, Vogal Executiva da Turismo do Centro, sublinhando que “hoje há um novo contexto competitivo no Turismo e as empresas têm que apostar numa nova fase de desenvolvimento assente no conhecimento na capacitação e na inovação. As tecnologias de informação e o Turismo Rural estão interligados: a transformação digital implica a adopção de novas tecnologias para tornar os processos mais eficientes.”

Carlos Miranda, presidente da câmara, deu conta da importância da evolução do setor no concelho, destacando o caráter estratégico da modernização e digitalização. O autarca focou o âmbito de atuação comum entre a atividade empresarial turística e a atividade da câmara municipal, com “muitos pontos que se tocam, concretamente na promoção da identidade do nosso território”, que passa pela divulgação do território e pelos produtos regionais.

Gonçalo Gomes, chefe do Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico do Centro, apresentou as oportunidades de financiamento em vigor e mostrou total disponibilidade para auxiliar os empresários em projetos.

Pedro Carvalho, da Associação dos Hotéis Rurais de Portugal, fez um ponto de situação quanto à falta da digitalização, apontando diversos motivos como o baixo conhecimento do digital, pouca capacidade de reinvestir com elevados custos fixos e desconhecimento. A encerrar a sessão, Filipe Carvalho, da Skillmind, apresentou a App Concierge Digital, que permite facilitar a gestão hoteleira, criar e personalizar roteiros, entre outras funcionalidades.

COMENTÁRIOS