Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sexta-Feira Santa: Misericórdia prepara procissão quaresmal na cidade

José Júlio Cruz - 08/04/2022 - 15:44

Pessoas estão a envolver-se mais em virtude destes momentos e celebrações terem voltado a ser presenciais.

Partilhar:

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco está a viver com imensa alegria o regresso das atividades relacionadas com o período quaresmal que se atravessa. Depois de a 27 de março se ter realizado a via sacra e adoração na Igreja da Graça, prepara-se a procissão do Enterro do Senhor que terá lugar na Sexta-Feira Santa (15 de abril) pelas 21H00.

Antes disso, no dia 10, Domingo de Ramos, terá lugar a bênção dos ramos na porta de entrada da Igreja da Graça (9H45) e seguidamente a celebração da eucaristia dominical na mesma igreja a partir das 10H00.

Quer no seio da instituição quer na comunidade as pessoas estão a envolver-se com particular interesse este ano em virtude de todos estes momentos e celebrações terem voltado a realizar-se de forma presencial, o que já não acontecia desde 2019, frisou ao Reconquista no decorrer desta semana o provedor da Santa Casa albicastrense, José Augusto Alves.

“Este retomar das tradições quaresmais que são mais do que seculares entre nós está a ser vivido de forma intensa por todos e com o aproximar da Páscoa todos querem participar”, refere, enquanto mostra no seio da igreja alguns dos preparativos para a procissão do Enterro do Senhor.

José Augusto Alves especifica que na noite de Sexta-feira Santa “sairá o esquife do Senhor morto transportado por um conjunto de voluntários constituído por militares da GNR que se disponibilizaram para esse efeito” e confirma também que “a imagem de Nossa Senhora das Dores será transportada como já acontece há uns anos por voluntários do Moto Clube de Castelo Branco”. A procissão deste será acompanhada pela Banda Filarmónica de Retaxo.

Relativamente às matracas que também integram a procissão com o seu barulho tradicional, o provedor revela que “quem quiser inscrever-se para as transportar ainda o pode fazer até ao próximo dia 11 aqui junto da Santa Casa, obviamente de acordo com a disponibilidade do número de matracas que temos”.

As bandeiras e os diversos estandartes religiosos estão a postos e os escuteiros do Agrupamento 160 do CNE de Castelo Branco acompanharão todo o percurso como também já é tradição.

A misericórdia albicastrense agradece desde já a participação de todos para que este ano as coisas voltem a acontecer de forma a que as pessoas possam participar em segurança com as suas velas ao longo das duas filas que irão ser organizadas e, por isso, agradece a que as pessoas utilizem máscaras e mantenham algum distanciamento no decurso de uma procissão que, tal como também é tradição, conta com o apoio das paróquias da cidade e do próprio município.

“Quem estiver a assistir de suas casas pode colocar colchas nas varandas e nas janelas ao longo do percurso que da Igreja da Graça seguirá em direção à Sé, ao Banco de Portugal, tribunal, avenida 1.º de Maio, rua Dadrá, rua Conselheiro de Albuquerque, avenida Nuno Álvares (à esquerda), Câmara Municipal de Castelo Branco e regressa pelo tribunal, Banco de Portugal, Sé e de novo até à Igreja da Graça”, como lembra o provedor.

A pandemia e a guerra na Ucrânia fazem com que a procissão deste ano acresça os seus motivos em termos de participação da comunidade. “Sempre nos associamos à comunidade em tempos difíceis, temos sido e continuaremos a ser uma casa aberta para todos pelo que apelamos também a que a comunidade albicastrense esteja sempre presente e acompanhe esta procissão transmitindo-lhe a dignidade que merece, sendo facilitadores da própria organização”, declara José Augusto Alves.

Nesse dia 15 de abril, um pouco mais cedo, por volta das 14H30 a Igreja da Graça abrirá as suas portas para os habituais momentos de adoração até à hora da procissão.

COMENTÁRIOS