Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Síntese: Festival alargado a toda a região

Reconquista - 14/10/2021 - 16:00

O Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda estende os concertos às cidades da Covilhã e Castelo Branco.

Partilhar:

O Festival é organizado há 15 anos pelo grupo Síntese

Para assinalar os 15 anos de atividade do Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, o Síntese vai realizar, até dia 19 de dezembro, concertos na cidade anfitriã, mas também na Covilhã e em Castelo Branco. Mas a programação que está a decorrer neste período, inclui ainda ensaios abertos, uma atividade com o envolvimento da comunidade e o 5.º Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea. O festival começou quarta-feira, 13 de outubro, no Teatro Municipal da Guarda, com um concerto dos espanhóis “Sonido Extremo”.

O evento é apresentado dia 21, pelas 18H00, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco e, no dia 27, à mesma hora, no Teatro das Beiras, na Covilhã. Ainda no concelho de Castelo Branco, a 4 de dezembro, o Síntese realiza o projeto “Vanguarda na Aldeia”, com o envolvimento da comunidade de Vale da Torre, localidade onde no dia seguinte, pelas 17H00, há um concerto “Síntese GMC” com a população local.

O festival é organizado pelo Síntese - Grupo de Música Contemporânea, que tem a sua sede no edifício da Escola Primária de Aldeia do Bispo, no concelho da Guarda, e é uma plataforma criativa que envolve intérpretes em interação com compositores, com direção artística de Carlos Canhoto.

Ao longo destes 15 anos “encomendou e estreou mais de 40 obras de compositores portugueses, com várias correntes estéticas e de várias gerações”, mas recebeu também artistas e ensembles de vários países, contribuindo “para a desmistificação da música contemporânea, afirmando a sua universalidade e garantindo o seu acesso ao público da região centro interior, de forma ininterrupta”.

COMENTÁRIOS