Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sobral (Oleiros): Antiga escola recebe centro social da aldeia

Reconquista - 31/08/2022 - 14:54

Novo espaço tem capacidade para aumentar o número de utentes. Sonho passa por centro de dia.

Partilhar:

Foto cedida pela CMO

O Centro Social de São João do Sobral, na aldeia de Sobral, em Oleiros, foi reinstalado na antiga escola primária que se encontrava desativada, informou o município oleirense em nota de imprensa. A inauguração das obras de adaptação do imóvel contou com a presença do presidente e vice-presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge e Miguel Marques, bem como dos órgãos sociais daquela instituição.

Este centro foi fundado em 1995 e estava instalado num edifício bastante degradado. “É importante elucidar todos que a instituição não tinha capacidade financeira para a realização destas obras, uma vez que as receitas são bastante diminutas, tendo sido fulcral o apoio financeiro do município”, destacou Nuno Mota, presidente da direção.

O centro apoia 17 utentes no apoio domiciliário nas freguesias de Sobral, Madeirã e Oleiros. O novo espaço tem capacidade para aumentar o número de utentes. Nuno Mota anunciou que o próximo projeto é conquistar a valência de Centro de Dia. Sem apoio suficiente por parte da Segurança Social, como afirmou, e só com a ajuda do município, “tornam-se insuficientes as verbas que recebemos” para fazer face às despesas. Pelo que apelou à mobilização dos sócios para o pagamento das quotas e à inscrição de novas pessoas.

Fernando Jorge, presidente da câmara municipal, afirmou que Oleiros estará “sempre ao lado dos que mais necessitam”, sendo que o apoio social “é uma matriz importante da estratégia municipal”. O autarca enalteceu o papel desenvolvido pelo centro “como de outras instituições do concelho que, tal como a câmara, fazem este trabalho de terreno no apoio às populações”.

A antiga escola primária foi cedida ao centro social em contrato de comodato por um período de 10 anos renovável por iguais períodos.

COMENTÁRIOS