Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Special Olympics: Futebol sem barreiras jogado em Castelo Branco

Artur Jorge - 14/06/2022 - 20:11

VÍDEO Associação de Apoio à Criança organizou e venceu o torneio.

Partilhar:

Torneio jogou-se nos campos da Escola Amato Lusitano

O futebol do movimento Special Olympics Portugal passou por Castelo Branco, onde a Associação de Apoio à Criança organizou uma jornada do campeonato regional da zona centro.

Os campos de relva sintética da Escola Amato Lusitano constituíram palco de jogos plenos de aplicação por parte dos intervenientes, com cinco equipas envolvidas: as albicastrenses da AACCB e da APPACDM, a sertaginense e a covilhanense da APPACDM e a tondelense da Cooperativa Vários.
“Todos os dias de atividades são dias especiais. Estamos a retomar a normalidade e a preparar competições importantes do calendário”, referiu João Neto. Este elemento beirão afeto à estrutura do Special Olympics Portugal explica que o movimento “dá resposta a esta população, enquadrando-a competitivamente por níveis de habilidade motora. Isto não é apenas lazer, há competição entre eles”, acrescentou.

“A cereja no topo do bolo” são as provas internacionais, o ponto alto de “um trabalho que é feito durante muito tempo”. 

A vitória do torneio sorriu à Associação de Apoio à Criança. João Miguel, um atleta que já representou Portugal a nível internacional, era o espelho da alegria.

“Esta é a modalidade que mais gosto, mas faço outras. Jogo onde o professor disser. Ficámos muito contentes com esta participação”. Já David Rodrigues, que esteve ao comando da organização e da equipa destaca a manhã “desportiva e de convívio” tão bem aceite pelos utentes das várias instituições, “depois dos condicionalismos da pandemia, que tanto os afetou”. Este técnico superior quer, acima de tudo, que “eles se divirtam” e já está a alinhavar a deslocação a Tondela, nos dias 23 e 24 deste mês.

A Cooperativa Vários de Tondela, que se classificou em 2.º lugar (3.º para a APPACDM de Castelo Branco), veio à cidade albicastrense “partilhar momentos e desfrutar da dinâmica que o desporto oferece”, como salientou o professor Eduardo Martins. Este responsável realçou a sociabilização que emerge dos torneios e a oportunidade que atualmente esta população tem de “experienciar vários desportos”.

 

COMENTÁRIOS