Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Templários regressam à zona histórica

Reconquista - 13/08/2021 - 8:59

A Outrem - Associação de Defesa do Ambiente e Património está a preparar um espetáculo de assalto ao castelo templário da cidade.

Partilhar:

A atribuição do Foral de Castelo Branco pelo mestre Pedro Alvito vai ser recriada pela Outrem - Associação de Defesa do Ambiente e Património e pelo centro de investigação Ocreza, no próximo dia 2 de outubro, no castelo templário da cidade albicastrense.
Esta atividade marca o regresso de uma atividade ligada aos templários (Castelo Branco foi a sua capital durante cerca de 100 anos) à zona histórica da cidade.
De acordo com José Carlos Moura, presidente da Outrem, o evento “não terá cariz comercial e terá a entrada livre”. O programa tem como ponto alto um espetáculo de recriação histórica, denominado “Assalto ao Castelo”, pelas 21H30, seguindo-se um espetáculo de fogo.
Aquele responsável explica que o evento, que terá os apoios da Câmara de Castelo Branco e da Junta de Freguesia albicastrense, tem um caráter histórico e pedagógico. “Haverá uma mostra dos ofícios e da armaria da época, uma tertúlia sobre o mestre Pedro Alvito num acampamento templário, música e danças desse período”.
O Foral de Castelo Branco tem como parceiros o grupo de teatro Tramédia, de Castelo Branco, e a Hoste de Leça do Balio, realizando-se tendo em conta as normas emitidas pela Direção Geral de Saúde, no que respeita à pandemia.

LIVRO A realização do evento está integrado no plano de atividades da Outrem, que ainda este ano irá lançar um livro infantil, com ilustrações originais. O livro terá a chancela da RVJ Editores, conta a história do mestre Pedro Alvito e a origem templária de Castelo Branco, pretendendo ser um instrumento didático para as crianças.

COMENTÁRIOS