Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ténis: Castelo Branco na rota dos torneios internacionais

Artur Jorge - 20/07/2016 - 10:28

Alguns dos mais promissores tenistas a nível mundial competem na cidade albicastrense entre 23 e 31 de julho.

Partilhar:

Torneio internacional Future inicia-se no sábado, dia 23

Um dos habituais companheiros de treino de um dos mais carismáticos tenistas de sempre, Rafael Nadal, é o último vencedor dos Internacionais de Ténis de Castelo Branco. Rumenov Payakov conquistou um dos três torneios da edição de 2015 e prepara-se regularmente com o jogador madridista.

Esta relação de proximidade de um jovem necessitado de pontos ATP com uma das figuras do desporto mundial, explícita a rampa de lançamento que constituem os torneios Future, como os que a cidade albicastrense acolhe desde 2013. A quarta edição está calendarizada para este mês, de 23 a 31.

Os Internacionais de Castelo Branco foram apresentados no início da semana no Salão Nobre da Câmara Municipal, o principal parceiro da organização, a cargo da Academia Colina do Castelo, gerida pelo conjunto Riba Clube e Zonameeting. Estamos a falar de uma competição de 10 mil dólares, a que as jovens promessas do ténis internacional recorrem para conquistarem pontos do seu caminho ascensional no ranking ATP.

Dois quadros competitivos masculinos (singulares e pares) para uma grelha principal (individual) de 32 jogadores. O qualifying inicia-se no sábado dia 23 e o quadro principal no dia 26. Para perceber a dimensão do torneio albicastrense basta dizer que a organização promove antecipadamente um torneio wild-card com 24 jogadores para oferecer ao vencedor uma entrada no quadro principal. Mais: a lista de espera para jogadores poderem aceder às fases de qualificação já tem 168 tenistas.

“Estes são torneios muito concorridos. Os que decorrem no nosso país pretendem contribuir para a melhoria classificativa dos tenistas portugueses a nível internacional. No nosso caso tem também uma valência qualitativa na formação dos nossos jovens, pelos contactos que proporciona”, explica Nuno Pissarra, o diretor do Future que vai decorrer nos campos do Hotel Colina do Castelo (os courts da Associação de Ténis e do Bairro do Valongo ajudam a suportar a orgânica do torneio).

A novidade nesta edição de 2016 prende-se com a inclusão no programa do Castelo Branco Senior Open. João Paulo Ramalho, o outro rosto diretivo desta iniciativa, apresenta o acrescento: “é uma prova do Circuito Internacional de Veteranos, com quadros de singulares e pares, inclusivamente mistos, para masculinos e femininos. A sua realização coincide com os derradeiros dias do Future para os profissionais”.

A final singular dos Internacionais está marcada para dia 31, domingo. Às 10H30 ou às 18H00. “Esta é uma época de temperaturas elevadas e temos de salvaguardar a integridade física dos jogadores”. É o termómetro quer vai determinar o horário do jogo da final.

“Basta estarmos atentos para percebermos o que se passa no nosso concelho. Todos os meses temos eventos desportivos, culturais, sociais e económicos. Uma grande dinâmica que chama muitas pessoas a Castelo Branco. Espero que estes Internacionais de Ténis possam, pelo menos, correr tão bem como os do ano passado”, destacou o autarca Luís Correia durante a apresentação do Future do calendário internacional.

Frederico Gil, que chegou a ser campeão do Estoril Open, foi uma das figuras de 2015, não pelo desempenho desportivo, mas pela expressão que tem. João Domingues e André Gaspar Murta são dois dos mais promissores portugueses já confirmados para este ano.

COMENTÁRIOS