Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Tertúlia ética: Valorizar a esperança no desporto

Artur Jorge - 04/11/2023 - 15:34

“Valorizar a Esperança no Desporto”. É este o mote de uma “tertúlia ética” que a Associação da Boa Esperança, na sua qualidade de Entidade Formadora (EF), vai levar a efeito a 11 de novembro.

Partilhar:

Alcino Martinho, aqui com a benfiquista Dricas, é o rosto da organização

“Valorizar a Esperança no Desporto”. É este o mote de uma “tertúlia ética” que a Associação da Boa Esperança, na sua qualidade de Entidade Formadora (EF), vai levar a efeito a 11 de novembro, no auditório do Instituto Politécnico de Castelo Branco. À frente das operações está Alcino Martinho, diretor da EF do emblema albicastrense e da Associação Nacional de Dirigentes de Futebol e Futsal.

A nutricionista Cátia Bispo, o ex-árbitro e diretor da APAF Sérgio Mendes, o embaixador do Plano Nacional da Ética no Desporto Vitor Santos, o selecionador nacional de futsal de Angola Marcos Antunes e o próprio Alcino Martinho, formam o painel de oradores desta iniciativa, que tem a sessão de abertura marcada para as 9h15 e decorrerá durante toda a manhã.

“Evoluir sozinho é caminhar para o deserto”, refere o impulsionador da tertúlia, para quem “a partilha de conhecimento e a formação constante, constituem a chave para um tecido desportivo e associativo sólido, formativo e estruturado”.

Alcino Martinho não tem dúvidas que “ter agentes desportivos mais qualificados e comprometidos”, é fulcral na abordagem ao futuro, para “se poder pensar, projetar e potenciar de forma sustentada os clubes”.

A ação irá centrar-se em temas dos Valores e da Ética. E com foco no triângulo desportivo constituído por atletas, pais e treinadores/dirigentes, “pois é pela formação que se consegue incutir valores e mudar comportamentos”. Alcino Martinho vai mais longe: “Claro que ganhar é algo que todos queremos. Sabe sempre melhor que perder. Mas, quando a atitude dos pais se concentra demasiado nas vitórias, eles perdem o foco daquilo que é realmente importante. Que a prática desportiva seja um veículo de aprendizagem de competências para a vida”.

Em cima da mesa da palestra do dia 11 estarão capítulos como a nutrição do atleta, o árbitro e o jogo, o dirigente do presente e do futuro, ética e valores no desporto e treinadores na formação.

COMENTÁRIOS