Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Testemunho a partir de Monsanto. Tributo aos mestres dos muros de pedra

Maria Caldeira de Sousa - 21/12/2023 - 9:40

Os muros de pedra feitos em Portugal são um dos elementos mais marcantes da paisagem rural idanhense.

Partilhar:

Os muros de pedra feitos em Portugal são um dos elementos mais marcantes da paisagem rural idanhense. São construções que remontam a tempos ancestrais e que ainda hoje são muito utilizados em zonas rurais para delimitar terrenos, criar barreiras contra a erosão, para proteger culturas. Estes muros são construídos com pedra calcária, granito, materiais abundantemente disponíveis aqui pela zona. São construídos com pedras naturais sobrepostas em camadas, sem cimentos e colas. A técnica é antiga e requer muita habilidade e um exagero de paciência, confesso que tentei compor um dos meus muros e de fácil não tem nada.
Apaixonei-me por estes muros que me cortam a terra, lá na minha quinta em Monsantel, freguesia de Monsanto. Penso nas gerações da mesma família a trabalharem na construção destes lindos muros, premiando o conhecimento e a técnica de geração em geração. Ao longo dos anos, os muros em Idanha mostram verdadeiras obras de arte, com formas e padrões geométricos precisos e harmoniosos. Muitos deles, acredito que devem datar séculos e ainda conservam toda a integridade e beleza, considero um importante património cultural idanhense.
Sinto um orgulho nestes homens que fazem os muros de pedra em Idanha-a-Nova, Portugal, são artesãos especializados na técnica de construção com pedra a seco. Deviam ser conhecidos como “mestres dos muros de pedra” e valorizados pela sua habilidade e conhecimento. Levo a beleza da vida na imaginação de quem utiliza apenas as próprias pedras, num processo de encaixe minucioso e preciso, penso que devem trabalhar em pares ou em pequenos grupos, pois o processo de construção é muito demorado e requer grande espírito de equipa e comunicação, trabalho exigente na troca de ideias e estratégias entre Mestres. Acredito que na construção não seja apenas um trabalho, mas um estilo de vida, e inspiração. A construção desses muros faz parte da história da região, vejo o muro como um elemento importante na paisagem rural. Um privilégio ser proprietária de tamanha beleza. 
A estes Mestres construtores honro-os de verdadeiros artistas, capazes de criar formas impressionantes em quilómetros de paisagem sem ninguém e de alegre silêncio perfurante. Os muros de pedra guardam os pensamentos destes artesãos. Considero verdadeiras obras de arte que atraem muitos turistas mais atentos e com interesse nesta forma de arquitetura tradicional. 
Na arquitetura tradicional, sobretudo na arquitetura rural, havia uma preocupação em aproveitar ao máximo os recursos naturais e ao mesmo tempo preservar a paisagem. Por isso, os arquitetos e construtores procuravam não interferir nas características naturais do terreno, e mais uma vez falo de sustentabilidade. Esta é a forma de promover o uso sustentável do solo e a preservação da paisagem através do parcelamento das terras. As propriedades rurais são delimitadas de forma a preservar as divisas naturais, como rios, montanhas e vales, acrescentando a paisagem local. E delimita e garante que os proprietários não ultrapassem os limites das suas terras ou causem impactos desnecessários nesta beleza rude da paisagem natural, preservar sem criar impacto visual na arquitetura tradicional e a utilização de materiais locais disponíveis nas regiões onde a obra acontece, garante que o visual das construções harmonização nítida. Entendo que existe um cuidado especial na escolha do local de construção das edificações, que não afetam negativamente e priorizam a paisagem natural e preservam toda a beleza do ambiente que eleva a preservação do património natural.

 

Idanha-a-Nova | Monsantel 
Chefe de Cozinha Histórica-Est.M. História da alimentação, cultura, 
sociedade e fontes 
Proprietária da Casa da Velha Fonte

COMENTÁRIOS

JMarques
No ano passado
Era no tempo em que havia grandes artistas/mestres de trabalhar a pedra.
Rita
Este ano
É muito querida esta chefe.