Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Tinalhas: Com a bênção de São Rafael até Fátima

Lídia Barata - 03/06/2021 - 11:00

Apesar da conjuntura ainda estar dominada pela pandemia, o Grupo Motard T’Atestar, de Tinalhas, realizou a sua 14.ª Peregrinação a Fátima.

Partilhar:

O monumento dedicado a São Rafael tem sido local de paragem de muitos motociclistas

Apesar da conjuntura ainda estar dominada pela pandemia, com muitas atividades suspensas e outras a reiniciar em câmara lenta, as contingências impostas pelo Covid-19 não impediram que o Grupo Motard T’Atestar, de Tinalhas, realizasse sábado, dia 29 de maio, a sua 14.ª Peregrinação a Fátima.

Contudo, além das devidas medidas de proteção que tiveram de tomar, a peregrinação das motas foi reduzida a um dia apenas, mas o espírito de não falhar com esta visita anual à Cova da Iria e àquele que é considerado o altar do mundo foi cumprido, neste que além d coração também é para os católicos o mês de Maria.

Diferente também foi este ano o momento da partida. Não faltou a bênção dos capacetes e a oração, feitas pelo padre Miguel Coelho, pároco in solidum de Tinalhas, mas desta vez num cenário diferente. Os motociclistas participantes concentraram-se, como é habitual, no adro da Igreja Matriz, mas foi aos pés da estátua de São Rafael, padroeiro dos motociclistas, que rezaram e receberam a bênção antes de rumar ao Santuário de Fátima. Mesmo mais curta, a viagem correu bem, sem acidentes ou incidentes e por isso o balanço é positivo.

Recorde-se que desde que o Grupo Motard T’Atestar tomou a iniciativa de colocar numa das entradas da aldeia o monumento de São Rafael (inaugurado em 29 de setembro de 2019), aquele local foi escolhido no ano passado para uma das paragens do Lés a Lés, mas, mesmo fora de iniciativas programadas, tem sido local de paragem de muitos motociclistas por iniciativa própria, tornando-o aos poucos, lugar também de “peregrinação”. Certo é que o São Rafael de Tinalhas já está na rota do motociclismo nacional, estatuto que será uma mais valia para atrair outro tipo de visitantes, para a aldeia e, consequentemente, para a região.

COMENTÁRIOS