Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Tinalhas: Ergamus cumpre tradição das Janeiras

Lídia Barata - 26/01/2024 - 10:00

A Ergamus – Associação de Dinamização e Salvaguarda Patrimonial de Tinalhas encerrou o ciclo das tradições natalícias com o tradicional Cantar das Janeiras pelas ruas da aldeia.

Partilhar:

O frio não demoveu os janeireiros que foram de porta em porta

A Ergamus – Associação de Dinamização e Salvaguarda Patrimonial de Tinalhas encerrou sábado, dia 20 de janeiro, o ciclo das tradições natalícias com o tradicional Cantar das Janeiras pelas ruas da aldeia.

Apesar do frio, elementos da coletividade e outros amigos que se lhes quiseram juntar, levaram este canto que tem tanto de popular como de tradicional, indo de porta em porta, desejando um bom ano novo aos tinalhenses.

Esta tradição encerra o ciclo natalício, depois do “Ah! Que se cha…”, na noite de 5 de janeiro que, apesar de ser o cortejo e celebração dos Reis Magos, alguns consideram que são também uma espécie de Janeiras de Tinalhas. Se bem que as Janeiras de Tinalhas, também elas têm uma melodia e uma letra própria, que se personaliza, consoante as pessoas a quem vão cantando. Nas quadras pedem “morcela ou chouriça”, mas nos tempos modernos aquece-se a alma dos janeireiros com alguns néctares da época e há quem dê uma contribuição monetária, para ajudar na realização de algumas atividades.

COMENTÁRIOS