Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Tinalhas: Uma relação de culto com os motociclistas

AJ/LB - 25/03/2020 - 10:29

Estátua de São Rafael, padroeiro dos motociclistas, motiva visitas e paragens regulares. Portugal Lés-a-Lés também conta parar em Tinalhas, caso se realize.

Partilhar:

Este largo onde está a estátua de São Rafael é já um local emblemático para os motociclistas

Se o atual “estado de sítio”, provocado pela pandemia Covid-19 for controlado, como todos esperam, a Federação de Motociclismo de Portugal, através da sua Comissão de Mototurismo, colocará em junho no terreno a 22.ª edição do Lés-a-Lés, “a maior aventura do género na Europa”. Começará em Lagos, no Dia de Portugal, 10 de junho, e terminará em Chaves, três dias depois.

É ao terceiro dia, depois de pernoitar em Évora e na ligação até à Guarda, com cerca de 370 quilómetros, que a caravana vai estar no concelho de Castelo Branco, com uma paragem simbólica em Tinalhas.

José Carlos Dé, presidente da junta de freguesia local, explica a relação da aldeia com a 22.ª edição do emblemático evento de mototurismo: “Está relacionada com o facto do Grupo Motard de Tinalhas ‘T’Atestar’ ter oferecido à aldeia, em articulação com a Junta e a Câmara, uma estátua de São Rafael, padroeiro dos motociclistas. Desde a sua inauguração, em setembro de 2019, constitui ponto de paragem de muitos motociclistas que, por acaso ou propositadamente, ali se deslocam”. E junto à moto estilizada que ali se encontra, são já muitos os símbolos de motos clubes lá colocados.

Partindo deste interesse, a autarquia local “encomendou ao mesmo escultor, Zeferino Monteiro, um brasão de freguesia e uma réplica de uma porta, ambos em granito, para fazer ali uma ‘entrada’ de Tinalhas”, explica José Carlos Dé. No largo da Filarmónica, nas imediações da Junta, será servido o lanche aos 2400 motociclistas inscritos.

A passagem por Tinalhas servirá, ainda, para evocar a memória do Padre Zé Fernando, bem conhecido de toda a comunidade motard. Apoio espiritual para o resto da tirada, por São Vicente da Beira, atravessando o Vale do Zêzere antes da subida para a Serra da Estrela, através de Unhais da Serra. A aproximação à Guarda faz-se por Piornos e Manteigas.

Este grande périplo motociclístico tem a particularidade de fugir às autoestradas e aos itinerários principais. É um passeio pelo Portugal profundo, num misto de aventura e descoberta.

 

 

COMENTÁRIOS