Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

TT: Baja de Idanha acolhe uma vasta caravana

Artur Jorge - 20/09/2019 - 10:49

Uma das mais antigas provas do calendário português tem novo capítulo nas pistas raianas, este fim de semana. Prólogo de sábado é na Zebreira.

Partilhar:

Pedro Santinho Mendes é um dos nomes a ter em atenção na concorrida categoria de SSV

A Baja TT Idanha-a-Nova, uma das mais antigas provas do calendário português desta disciplina automobilística, realiza-se no fim-de-semana, 21 e 22 de setembro. A Escuderia Castelo Branco, responsável por esta etapa pontuável para os mais diversos quadros competitivos de autos e motos, desde os respetivos campeonatos nacionais ao Europeu de Bajas no caso das motos, aponta para a participação de cerca de uma centena e meia de equipas, no conjunto de carros, motos, quads e SSV’s.

Entre o renovado figurino está o prólogo de 7 quilómetros em Zebreira.

No total, serão mais de 320 quilómetros feitos ao cronómetro, com as incidências no terreno a acontecerem a partir das 8h30 de sábado, com o prólogo das motos. Os carros realizam a “abertura” de definição da ordem de partida para os setores seletivos às 12h25.

O SS1, na tarde de sábado, é comum a motos e autos, com início na Zebreira e final em Alcafozes, junto à ermida da Senhora do Loreto. No domingo, a caravana das motos sai às 9h00 da Senhora do Loreto para cumprir um percurso de 84 km, enquanto os carros partem às 11h00 do Monte da Toula, para fazerem um setor idêntico ao do dia anterior, com final em Alcafozes.

A cerimónia de entrega de prémios, dentro de Idanha-a-Nova, terá dois momentos: pódio das motos às 11h00 e dos carros às 17.

A organização estabeleceu para os adeptos “verem mais de perto e em segurança a corrida” sete zonas espetáculo (ZE), “devidamente identificadas com placas indicadoras e com acesso para todos os tipos de viaturas” e ainda quatro pontos de interesse (PI), de mais difícil acesso até ao interior das classificativas.

“Os campeonatos estão em aberto e não ficarão decididos, como já aconteceu, em Idanha-a-Nova”, adiantou Nuno Almeida Santos, diretor da corrida dos carros. Já Sérgio Sequeira, o homólogo da prova de motos, antevê despiques cerrados, “já que o leque de pilotos que podem ser campeões é alargado”.

A Baja TT Idanha-a-Nova será a primeira prova oficial para o jovem Afonso Figueiredo. É um piloto da casa que fará o tirocínio na prova de motos.

As verificações técnicas realizam-se junto aos bombeiros, o parque fechado está instalado no recinto da Feira Raiana, onde carros e motos podem ser observados, o parque de assistência é na zona industrial e o centro operacional na Escola de Gestão.

COMENTÁRIOS