Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha acusa Turismo do Alentejo de querer desviar visitantes de Monsanto

Reconquista - 22/08/2022 - 17:42

Em causa estão declarações de responsável da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo sobre os incêndios.

Partilhar:

Monsanto. Foto arquivo Reconquista

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova acusa o diretor executivo da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo de aproveitar a tragédia dos fogos na região “para denegrir a imagem deste território e desviar fluxos turísticos para o Alentejo”.

Em causa está uma notícia do jornal britânico “The Guardian” sobre os lugares escolhidos pela produção da série “House of the Dragon”, que foi rodada parcialmente em Monsanto.

Citado por este jornal, António Lacerda afirma que uma grande parte da região serrana foi queimada e que nessa sequência “alguns lugares não poderão receber visitantes até ao próximo ano”, sugerindo que em alternativa existem outras aldeias com as características de Monsanto como Marvão ou Monsaraz, situadas no Alentejo.

É com base nesta afirmação que Idanha acusa o responsável pela promoção turística do Alentejo de querer desviar turistas de Monsanto associando a aldeia à tragédia dos incêndios “que felizmente não têm afetado particularmente o concelho de Idanha-a-Nova”, diz em comunicado.

“O papel que António Lacerda deveria ter tido é de solidariedade para com a Serra da Estrela, um destino turístico que, apesar do flagelo dos incêndios, tem um património natural e histórico-cultural excecional, que hoje mais do que nunca deve ser valorizado. Até para ajudar a recuperação da economia local, num momento difícil que merece a solidariedade de todos os portugueses”, diz o município presidido por Armindo Jacinto.

Idanha exige ainda que face aos “danos à imagem de Monsanto e da região flagelada pelo fogo” haja uma posição do Turismo de Portugal e a Agência de Turismo do Centro, repondo “a verdade junto deste jornal de referência em todo o mundo, como também desenvolvam uma campanha de promoção das regiões atingidas pelos incêndios”.

O The Guardian publicou o texto no sábado na sua página na internet e no mesmo dia corrigiu a declaração referente a Monsanto, esclarecendo que a aldeia não foi atingida pelo incêndio da serra da Estrela.

O Reconquista contactou a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e a Turismo do Centro para obter uma reação e aguarda as respostas.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
Há sempre oportunistas que habitualmente falam de solidariedade.