Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ucrânia: Idanha foi à Polónia buscar refugiados da guerra

José Júlio Cruz - 10/03/2022 - 14:43

É uma missão que levou bens e traz pessoas. Sobretudo mulheres, crianças e bebés, confirma Armindo Jacinto.

Partilhar:

A viagem tem estado a decorrer sem sobressaltos. Foto cedida pela CMIN

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova com o apoio de um conjunto de parceiros enviou dois autocarros até à fronteira da Polónia com a Ucrânia buscar refugiados da guerra que neste momento se desenvolve naquele país.

Os autocarros foram carregados de mantimentos e regressam agora com cerca de oito dezenas de refugiados.

Nesta complexa operação de ajuda humanitária, a autarquia liderada por Armindo Jacinto conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários, da Transidanha e de outros parceiros e voluntários, de acordo com o que o Reconquista conseguiu apurar junto deste município raiano.

“Dois autocarros viajaram de Idanha até à fronteira com a Ucrânia para entregar bens essenciais e trazer refugiados ucranianos para Idanha”, confirma o município, explicando que “depois de partirem no passado sábado, a missão humanitária já está a regressar a Portugal, com destino a Idanha. Nesta madrugada de quinta-feira o grupo de refugiados ucranianos chegou a Estrasburgo (França) onde pernoitou e onde foram servidas refeições”.

Este acolhimento em Estrasburgo para retemperar forças a meio da viagem foi um gesto de solidariedade da CEA – Coletividade Europeia da Alsácia, informa a autarquia idanhense.

“Esta é uma missão para levar bens e trazer pessoas. São sobretudo mulheres, crianças e bebés. Desde a Ucrânia pediram-nos para ir o mais rápido possível. Por isso, montámos no imediato esta operação com várias entidades e uma equipa pluridisciplinar de 14 pessoas”, explica Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A equipa de 14 elementos é coordenada pelo Comandante José Poças Correia e inclui profissionais de enfermagem, de socorro, motoristas, colaboradores da câmara e voluntários que participam nesta missão, realça o município.

A viagem dos dois autocarros está a ser apoiada por uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, segundo o que também nos foi possível apurar esta quinta-feira.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
Acto meritório!