Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ultramaratona: Uma das maiores distâncias de corrida do mundo

Reconquista - 25/07/2016 - 9:46

281 km. É esta impressionante distância que quase meia centena de ultramaratonistas de vários países vai tentar completar em agosto.

Partilhar:

Ultramaratona não dispensa passagem pela aldeia mais portuguesa

Quase meia centena de ultramaratonistas já confirmaram a sua participação numa das maiores distâncias de corrida do mundo, que vai decorrer em agosto (18 a 21) no distrito de Castelo Branco. Vêm da Argentina, Brasil, França, Holanda, Estados Unidos, Uruguai e uma grande armada de espanhóis.

Os 281 km que constituem a PTU (Portugal 281 Ultramarathon), o calor intenso e seco e o enorme declive final fazem desta prova, segundo o vencedor do ano passado, o consagrado João Oliveira, "uma das mais difíceis do planeta".

Em 2015, na primeira tentativa de concluir o desafio, partiram 16 ultramaratonistas de países como Brasil, Argentina, Estados Unidos e, naturalmente, portugueses. Terminaram apenas seis e venceu um bravo lusitano, o flaviense João Oliveira com pouco mais de 44 horas de prova.

A prova é toda ela uma descoberta de um novo mundo para a maioria dos participantes. A largada será dada no castelo de Belmonte, terra de um dos maiores navegadores portugueses: Pedro Álvares Cabral. Uma largada que empresta um forte carisma à prova e outra motivação para estes guerreiros desbravarem novos trilhos até Proença-a-Nova.

Os atletas vão ter de passar por Sabugal, Penamacor, Monsanto, Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Lentiscais e, por fim, há ainda a indecisão entre trilhos de Vila Velha de Ródão ou a passagem pela capital de distrito, e daí  seguir rotas que os levem a Sarzedas, Alvito, Sobreira Formosa e Proença-a-Nova.

A Portugal Ultramarathon para além de ser uma das maiores distâncias do mundo é também pioneira no uso de equipamentos de navegação e rastreamento. Foi a primeira ultramaratona no mundo a usar como única forma de navegação o GPS.

Na organização está a Horizontes de Proença-a-Nova. Para esta edição são mais os participantes estrangeiros que nacionais. Partida às 18H00 do dia 19 de agosto e previsão de chegada do primeiro a Proença-a-Nova entre 26 a 40 horas após a saída.

COMENTÁRIOS