Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Um recanto albicastrense com muitas saudades

João Antunes Bártolo - 30/03/2023 - 10:05

Olhando hoje Castelo Branco , essa cidade que tanto nos prendeu, nāo posso deixar de, com muita gratidão, lembrar que ela foi por esse tempo, também uma mãe acolhedora dos sonhos da juventude das nossas Beiras.

Partilhar:

Exmo Diretor do Reconquista -Agostinho Gonçalves Dias: Leitor regular do Reconquista , constituiu para mim uma tocante surpresa a leitura na página 31 ,no vosso jornal de 9 de Fevereiro ,do texto de um antigo aluno do Liceu NunoAlvares - o Dr. Manuel Pina De Carvalho - lembrando a Romagem dos Antigos Alunos, que aí vem, e pedindo o acolhimento do Reconquista para abrir um Cantinho da Saudade, pedido que, com evidente compreensão vossa, foi atendido.
Não resisti, eu próprio, a percorrer mentalmente a lista dos que, do meu tempo, poderiam ainda dizer presente, e daí que, pelo texto em baixo, os convoquei. Estou certo que, se todas as saudades fossem acolhidas, o espaço do Cantinho teria que expandir-se até ocupar o Reconquista.
E, todavia, é certo que muita dessa saudade vem sendo confortada com regulares aparições no Reconquista de nossos contemporâneos que hoje são, ou foram, grandes e reconhecidos poetas, estadistas, militares, políticos, pedagogos e educadores, catedráticas e orientadores em boas Universidades no país e estrangeiro, além de outros distintos profissionais em áreas tão diversas como medicina, engenharia, além de outras profissões...
Olhando hoje Castelo Branco , essa cidade que tanto nos prendeu, nāo posso deixar de, com muita gratidão, lembrar que ela foi por esse tempo, também uma mãe acolhedora dos sonhos da juventude das nossas Beiras, à qual os pais - tantas vezes com grandes sacrifícios - entregavam os filhos e as esperanças que neles depositavam.
Como gostaria de lembrar os nomes de todo aquele escole de professores que nos foram ensinando e encaminhado  para a vida ! E como a nossa memória lhes está grata!
Eis ,Sr Director, porque esta geração que caminha pelos 80s lhe está também grata e ao Reconquista, e à sua equipa de jornalistas.
Aceite os meus melhores cumprimentos.


João Antunes Bártolo

COMENTÁRIOS