Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Urgueira: Festival de sopas de peixe no "meio do nada”

Reconquista - 01/04/2022 - 12:48

Um novo nome, uma nova gestão, mas a mesma aposta na qualidade da oferta e em fins de semana temáticos. Este é dedicado às sopas de peixe.

Partilhar:

O restaruante é gerido por uma equipa jovem liderada por João Mateus

Um novo nome, uma nova gestão, mas a mesma aposta na qualidade da oferta. É assim que continua a funcionar o restaurante da Herdade da Urgueira, em Vale Pousadas, na freguesia de Perais.

João Mateus fez os cursos de cozinha e pastelaria na Escola Profissional Agostinho Roseta, aos quais acrescentou outras formações e trabalhou durante cinco anos no Algarve, até que Carlos Lourenço o desafiou para ser o chef da cozinha da Urgueira. De

funcionário do restaurante, passou a liderar a equipa de gestão, mantendo o mesmo tipo de oferta, à qual acrescenta algumas sugestões especiais, mas desta vez “No meio do nada”, o nome pelo qual agora se identifica aquele espaço.

É o que vai acontecer já no próximo fim de semana, com um Festival de Sopas de Peixe, um dos pratos típicos do concelho de Vila Velha de Ródão. “Este é um prato muito procurado na região e nem sempre consta das cartas, mas queremos que conste no nosso restaurante”, sublinha João Mateus, explicando que é na época baixa que aproveitam para fazer estes eventos diferentes. Se bem que, a par do serviço normal de restaurante (almoços e jantares), o espaço também acolhe serviços para grupos (entre 50 a 70 pessoas no máximo).

As sopas de peixe constam da ementa, mas preferencialmente por encomenda, “para poder usar peixe fresco”. João Mateus privilegia os produtos frescos e, preferencialmente, locais, como o azeite, as azeitonas e o mel (da Herdade da Urgueira), o queijo de Vila Velha de Ródão, as alheiras de Cebolais de Cima ou os vinhos da região, entre outros. Além de os servir, o restaurante tem um espaço onde os clientes também os podem adquirir. Além disso, também faz provas de produtos regionais. Outro dos destaques do menu é o borrego, no forno ou na grelha. Prato obrigatório aos domingos, mas que também pode ser degustado noutros dias da semana.

COMENTÁRIOS