Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

#VaisParar: GNR lança campanha contra a violência no namoro

Reconquista - 14/02/2022 - 12:28

A data celebra o amor, mas também continua a justificar os alertas das autoridades para a violência conjugal, que começa muitas vezes no namoro e há que parar essa tendência.

Partilhar:

Está na mão dos jovens decidir parar este flagelo

“A violência não é uma opção. Denunciar é uma responsabilidade coletiva. Nós Paramos. E tu? Vais parar?”. É deste modo que a GNR sensibiliza os jovens, para que previnam e se oponham a comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes (para si ou para outros), em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces. É também este o objetivo da campanha que a GNR está a realizar, de 14 e 20 de fevereiro, a que deu o nome de #VaisParar.

Em comunicado, a GNR esclarece que visa ajudar a alterar comportamentos e evitar que a violência se prolongue no futuro. A campanha #VaisParar visa ainda incentivar os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual, que configuram o crime de violência no namoro.

“É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilar das relações de namoro, promovendo uma cultura anti violência através de uma maior consciencialização”, avança a GNR, que continua a direcionar as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário para as escolas e educação dos jovens.

“A prevenção, a investigação e o acompanhamento do crime de violência doméstica são prioridades da atual política criminal e constituem-se como uma absoluta prioridade para a GNR, que tem vindo a reforçar as suas campanhas de sensibilização, a apostar em ações de formação ao seu efetivo, para que também esteja mais preparado para agir e acompanhar este tipo de situações”, reitera.

Em termos estatísticos, durante o ano de 2020, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 1110 crimes de violência no namoro, número que desceu para 1105 em 2021. Em 2020, 365 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos, número que em 2021 ficou nas 332 vítimas. A GNR alerta ainda que “o impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto”.

COMENTÁRIOS