Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Vila Velha de Ródão: Colóquio divulga trabalho arqueológico

Lídia Barata - 19/03/2022 - 10:00

O Município de Vila Velha de Ródão e a Associação de Estudos do Alto Tejo promovem o colóquio intitulado “Arqueologia em Ródão: trabalhos recentes”.

Partilhar:

O colóquio reúne especialistas na Casa de Artes e Cultura do Tejo

O Município de Vila Velha de Ródão e a Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT) promovem, dia 1 de abril, entre as 9H00 e as 19H00, uma jornada de divulgação dos resultados obtidos com as mais recentes intervenções arqueológicas realizadas no território do concelho, que será materializada no colóquio intitulado “Arqueologia em Ródão: trabalhos recentes”, que terá lugar na Casa das Artes e Cultura do Tejo. A inscrição no evento é gratuita, mas é obrigatória, por questões de ordem logística.

A iniciativa desenvolve-se no âmbito da “longa relação entre o Município e a investigação do seu património arqueológico, de mais de 100 anos, considerando a primeira escavação arqueológica aqui realizada por Francisco Tavares de Proença Júnior”.

Por outro lado, Vila Velha de Ródão “tem sido palco de descobertas arqueológicas de importância internacional, como são os casos da ocupação do Paleolítico e do complexo de arte rupestre do Tejo, que motivou a construção de um centro de interpretação alusivo, em fase de renovação no momento presente”.

Após a receção dos participantes e da sessão de abertura, pelos promotores, Luís Raposo (Museu Nacional de Arqueologia e Associação dos Arqueólogos Portugueses), abordará o tema “Paleolítico de Ródão: do muito que foi feito ao muito que falta fazer”.

Segue-se a intervenção de Telmo Pereira, (Universidade Autónoma de Lisboa, Instituto Politécnico de Tomar, CGeo – Centro de Geociências e Uniarq – Centro de Arqueologia), sobre “PaleoTejo, uma rede de trabalho para a investigação e para o património relacionado com os Neandertais e pré-Neandertais”.

Após um curto intervalo, Paulo Félix (AEAT, CGeo, Instituto Terra e Memória) versará sobre o tema “O sítio arqueológico do Castelejo de Gardete (Vila Velha de Ródão): da Pré-História a Época Medieval”; e João Caninas (EMERITA – Empresa Portuguesa de Arqueologia, AEAT) sobre “Megalitismo de Ródão: a intervenção em Cabeço d´Ante (Vilas Ruivas)”, seguindo-se um espaço de debate.

O período da tarde começa com Anabela Joaquinito (EMERITA, AEAT) que aborda o tema “Intervenção arqueológica na mamoa sob a capela da Senhora da Graça (Lucriz)”, seguindo-se Jorge de Oliveira (Centro de História de Arte e Investigação Artística/Universidade de Évora) que apresenta “Testemunhos da islamização e cristianização de monumentos megalíticos em Portugal”; Mário Benjamim (AEAT e MB Arquitetos) sobre o “Centro de Interpretação de Arte Rupestre do Vale do Tejo: Um balanço prospetivo”; e Jacinta Bugalhão (UNIARQ, Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património e da Direção Geral do Património Cultural) sobre “Gestão de espólio arqueológico: problemáticas e soluções”.

A jornada encerra após o debate final, previsto iniciar às 17H00.

COMENTÁRIOS