Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Vila Velha de Ródão: Fixação de pessoas é a prioridade

Lídia Barata - 14/10/2021 - 8:00

Luís Pereira mantém o tom de governação no concelho, tendo como principal bandeira a fixação de pessoas.

Partilhar:

O auditório da Casa de Artes encheu para acolher os novos eleitos

“Entusiasmo, dedicação, empenho e determinação” são palavras de ordem que Luís Pereira quer manter no léxico da governação do concelho de Vila Velha de Ródão nos próximos quatro anos. Ou seja, o objetivo primordial é “desenvolver o concelho sem concessões, nem tréguas e mais determinados que nunca”.

Eleito com 73,73 por cento (mais quatro pontos percentuais que em 2017), o presidente do município quer cumprir este seu terceiro e último mandato “num contexto de diálogo e transparência”. O presidente reconduzido agradeceu o voto dos rodenses, que encara como o reconhecimento da “relação de forte compromisso assumida com o concelho e as suas gentes ao longo dos últimos anos”. Um resultado que se deve ao trabalho de “equipas de grande valor, idóneas e com espírito de compromisso”. Mas o reforço da votação, traz também “responsabilidades acrescidas” neste período entre 2021 e 2025.

A área social, o turismo, o ambiente e as freguesias são pilares do desenvolvimento. O autarca deixou essa garantia quinta-feira, dia 7 de outubro, na cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos eleitos a 26 de setembro, na Casa de Artes de Cultura do Tejo. Mas a fixação de pessoas continua a ser a principal bandeira deste executivo socialista. Para tal, Luís Pereira avança que continuarão a ser tomadas medidas como “a construção de mais fogos, a reabilitação de casas degradadas e o lançamento de novos loteamentos com lotes a preços acessíveis”, não só na sede do concelho como em todas as freguesias, que também viram renovados os seus elencos.

A aposta na área social passa também pelo reforço do programa Saúde Mais e a descentralização da Academia Sénior. Mas também na renovação do parque escolar, tendo a requalificação do Agrupamento de Escolas afeta uma verba de 800 mil euros, que beneficiará todos os ciclos de ensino, bem como a construção de uma creche que dê resposta às necessidades da população.

O turismo e o ambiente são pilares essenciais ao desenvolvimento de Vila Velha de Ródão, com destaque para a ligação à natureza, o que requer continuidade na requalificação do património, como a zona ribeirinha ou a ligação ao rio, mantendo a monitorização da qualidade do ar e a valorização das linhas de água. Mas também será uma mais-valia a conclusão do Centro de Interpretação de Arte Rupestre do Vale do Tejo. Luís Pereira considera ainda importante continuar a sensibilizar a população para temas como as alterações climáticas ou a reciclagem. A estratégia autárquicas passa ainda “pelo reforço dos apoios às juntas de freguesia, para que possam aumentar a sua capacidade de resposta”.

também reeleito e reconduzido na presidência da Assembleia Municipal, António Carmona, destacou “a enorme maturidade cívica demonstrada pelos jovens”, um rejuvenescimento que se traduz na diminuição da média de idades dos eleitos, passando de 55 anos (em 2017) para 44 anos. Sinal que “o concelho não está moribundo, mas em condições de encarar da melhor forma o futuro”. O presidente deste órgão deliberativo destacou a importância “das boas práticas para uma democracia plena”, lamentando o tom, “assente na negação da realidade”, da campanha eleitoral, citando Sá Carneiro: “A política em risco é uma chatice, mas a política sem ética é uma vergonha”.

COMENTÁRIOS