Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Vila Velha de Ródão: Interdito a cães e italianos com mais uma nomeação

Reconquista - 05/02/2024 - 11:30

O filme “Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto, com coprodução da portuguesa Ocidental Filmes, está nomeado para os prémios de cinema César, na categoria de Melhor Filme de Animação.

Partilhar:

Filme já granjeou outros prémios

O filme “Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto, com coprodução da portuguesa Ocidental Filmes, empresa sediada em Gavião de Ródão, no concelho de Vila Velha de Ródão, está nomeado para os prémios de cinema César, na categoria de Melhor Filme de Animação, avança a Renascença.

Nesta categoria, a longa metragem de animação em stop motion vai competir com “Linda veut du poulet!”, de Chiara Malta e Sébastien Laudenbach, e “Mars Express”, de Jérémie Périn.

O filme resulta de um trabalho de coprodução entre nove produtoras de França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal, através da Ocidental Filmes. De acordo com a produtora, a participação portuguesa passou pela integração de profissionais nas equipas de animação e “compositing” e pelo trabalho de montagem e misturas de som, realizadas nos estúdios em Gavião de Ródão, no distrito de Castelo Branco.

"Interdito a Cães e Italianos" estreou em sala em Portugal em março de 2023. Contou com apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual de 2020. Este é um filme sobre emigração italiana no início do século XX, mas é também sobre memória e laços familiares, seguindo os passos de Luigi Ughetto, avô do realizador.

Recorde-se que o filme "Interdito a cães e italianos", conta já com alguns prémios, tendo sido distinguido com o prémio de Melhor Longa-Metragem de Animação Europeia, na 35.ª edição dos European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu), que decorreu em Reykjavik, na Islândia, que juntou aos prémios recebidos em vários festivais internacionais, como foi o caso do Grande Prémio BIAF no Festival Internacional de Animação de Bucheon, na Coreia do Sul, ou o Prix du Jury e o Prix Fondation GAN à la Diffusion, no Festival de Annecy, e foi o filme oficial de pré-abertura do Festival de Cinema de Locarno.

COMENTÁRIOS