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Vila Velha de Ródão: Loja do Cidadão é “modelo ganhador”

Lídia Barata - 24/03/2022 - 8:00

Ao contrário do esvaziamento de serviço públicos que ganhou relevo há alguns anos, agora é o Estado que quer marcar presença em todos os territórios.

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O espaço foi inaugurado pela ministra Alexandra Leitão

A Loja do Cidadão é “um modelo ganhador”, porque reúne num único espaço, “mais eficiência; maior capacidade para desenvolver um trabalho colaborativo; e mais conforto para os utentes e, consequentemente, para os funcionários”. Foi deste modo que a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública definiu o que são e para que servem estes equipamentos que disponibilizam ao público diversos serviços da administração central.

Alexandra Leitão esteve terça-feira, dia 22 de março, em Vila Velha de Ródão, para inaugurar a Loja do Cidadão, que considerou ser fundamental para a população que, deste modo, acede mais facilmente aos serviços públicos que necessita. “Ao contrário do que acontecia há alguns anos, em que a pergunta era se os CTT iam fechar e se os serviços públicos fora dos grandes centros estavam a ser esvaziados, hoje é o próprio Estado que vem ao encontro das pessoas e quer marcar presença em todo o território”, afirma, sublinhando que “aqui tem de haver as mesmas condições que em Lisboa, se bem que aqui ainda têm a vantagem de não ter filas”.

A governante recorda que desde o início da Legislatura foram criados cerca de duas centenas de balcões da Loja do Cidadão e mais de 800 Espaços Cidadão (nas freguesias). Mas sendo a transição digital um dos pilares basilares do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), há mais 20 Lojas do Cidadão na calha para avançar. Mas tal não significa que a transição digital aposte apenas em mais serviços online, pois o objetivo é também esse, mas sem descurar o atendimento presencial, pois “não se pode criar um novo tipo de exclusão, a digital”.

“Qualidade e melhor acessibilidade” foram alguns dos pontos destacados pelo presidente do Município de Vila Velha de Ródão, na inauguração de um espaço onde, há três meses, na visita à obra, confessou que não acreditava que fosse possível disponibilizar todos os serviços pretendidos, mas conseguiram, foi como “meter o Rossio na rua Betesga”.

espaço tem uma dupla função, pois além de facilitar o acesso aos serviços da administração pública, Luís Pereira lembra que segue a linha de requalificação do centro histórico da vila, o que, consequentemente, ajudará a fixar mais pessoas, criando assim uma nova dinâmica e voltando a abrir portas de um edifício com história, mas que há muito estava encerrado e a degradar-se.

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