Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Vila Velha de Ródão: Poesia Um Dia está de regresso

Reconquista - 01/09/2022 - 8:00

O encontro literário “Poesia, Um Dia” regressa a Vila Velha de Ródão com um programa dirigido ao público infantil e adulto.

Partilhar:

As leituras no barco continuam a ser um dos pontos altos

O encontro literário “Poesia, Um Dia”, organizado pela Biblioteca Municipal José Batista Martins (para celebrar o 14.º aniversário e promover o texto poético) e com direção do poeta, dramaturgo e ficcionista Jaime Rocha, regressa a Vila Velha de Ródão, de 22 e 25 de setembro, com um programa dirigido ao público infantil e adulto. Os poetas Ana Paula Inácio, Sandra Costa e Paulo Campos dos Reis são nesta edição os convidados da residência literária da Foz do Cobrão, que marca o arranque do festival.

O dia 23 será sobretudo dirigido ao público infantil. A manhã começa com a Andante Associação Artística apresenta, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, o espetáculo “A cor do limão”, baseado na poesia de Luís de Camões e dirigido às crianças dos três aos cinco anos. Segue-se a reconstrução do poema mural “Paisagem”, de Jaime Rocha, inscrito na varanda da BMJBM, com a participação de Marina Palácio e da comunidade do Jardim de Infância do Porto do Tejo que, juntos, vão recuperar este que é um dos Lugares da Poesia no concelho. Às 14H00, o programa prossegue no Jardim MãeSol, no exterior do Jardim de Infância do Porto do Tejo, com a plantação de um muro vegetal constituído por diversas espécies de flora e colocação dos primeiros livros na Biblioteca Casa de Pássaro.

O silêncio será o denominador comum do programa proposto para a manhã de 24, na Biblioteca. Após uma visita guiada ao herbário poético criado por Marina Palácio no âmbito do projeto “Dias de Saber” e a experimentação de leituras de alguns livros-jogos silvestres, terá lugar a apresentação dos livros “Breviário do Silêncio” e a “Nave dos Loucos” de João Barrento e o “Tratado do Silêncio” de Marina Palácio. Seguem-se, a apresentação do trabalho cinematográfico “Calada”, de Beatriz Freire e Adán Aliaga e a visita à exposição “Quando à superfície tudo parece perdido”, inspirada na revolucionária Rosa Luxemburgo e criada por Maria Lis e Miguel Cardoso.

De tarde, o programa prossegue com a leitura de poesia durante um passeio de barco no rio Tejo, com a participação dos poetas convidados da residência artística, e, às 18H00, sobe à cena no Museu do Linho e da Tecelagem, na Foz do Cobrão, o monólogo “O Mal de Ortov”, de Jaime Rocha, uma tragicomédia para os tempos incertos em que vivemos, produzida pela Musgo Produção Cultural, com encenação de Paulo Campos dos Reis e interpretação de Philippe Araújo.

A residência aberta na Zona de Lazer da Foz do Cobrão, com a participação do diretor literário e dos poetas convidados, encerra esta edição do “Poesia, Um Dia”. Durante a atividade serão apresentados os livros “Menos uma hora nos Açores” de Ana Paula Inácio e Sandra Costa e “Habilitações Literárias” de Paulo Campos dos Reis.

COMENTÁRIOS