Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Vila Velha de Ródão: Ribeira do Enxarrique reabilitada e valorizada

Reconquista - 17/02/2022 - 8:00

Promover a reaproximação da população à ribeira do Enxarrique e ao Tejo é o objetivo da intervenção que está a ser feita no troço final onde o afluente conflui com o rio.

Partilhar:

O investimento supera os 230 mil euros

Promover a reaproximação da população à ribeira do Enxarrique e ao Tejo, através da criação de um trilho pedonal que permite um maior contacto com o património natural e paisagístico é o objetivo da intervenção de reabilitação e valorização que está a ser feita, desde outubro de 2021, no troço final deste afluente, imediatamente antes da confluência com o rio. Um investimento de 231.708,59 euros (acrescido de IVA).

Em comunicado, a autarquia explica que “esta intervenção integra várias medidas de conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas, previstas na Lei da Água, para contribuir para a implementação da Diretiva Quadro da Água, na medida em que visa obter o bom estado ou o bom potencial das respetivas massas de água”.

 

Para além de “estabilizar as margens fluviais com problemas de erosão, através do recurso a soluções técnicas de engenharia natural, a empreitada inclui a realização de ações de corte e limpeza de vegetação no leito e margens, a contenção de vegetação exótica e invasora e a remoção de entulhos e árvores do leito, de forma a recuperar a galeria ribeirinha e a conetividade com as áreas envolventes, bem como a valorização da paisagem, dos habitats naturais e da biodiversidade do meio hídrico”.

O Município de Vila Velha de Ródão pretende “valorizar a paisagem e aumentar a atratividade dos espaços fluviais, criando e revitalizando lugares com significado e interesse para as populações locais e visitantes”. Para tal “será implementado um trilho ao longo da ribeira de Enxarrique, para circulação pedestre e ciclável, será instalado no local algum mobiliário urbano (bancos de descanso, mesas e papeleiras) e painéis e placas informativas, com vista à sensibilização e educação ambiental dos visitantes do espaço”.

A empreitada foi adjudicada à empresa EcoRede - Engenharia e Serviços, SA, no âmbito de um protocolo de colaboração assinado entre o Município e a Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social. O protocolo visa um apoio financeiro da APA até 280 mil euros, através do Fundo Ambiental, que inclui, para além empreitada, o projeto de execução.

 

COMENTÁRIOS