Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Visita Pastoral: Bispo recebido em festa na Senhora da Granja

José Júlio Cruz - 26/05/2022 - 16:03

Houve procissão com a imagem a ser levada pelos presidentes das freguesias e com os estandartes de cada paróquia a integrá-la.

Partilhar:

O almoço reuniu duas centenas e meia de pessoas

A visita pastoral que o bispo de Portalegre-Castelo Branco tem estado a efetuar ao arciprestado de Castelo Branco envolveu no passado fim de semana (entre os dias 18 e 22) as paróquias de Aldeia de Santa Margarida, Proença-a-Velha, Medelim e São Miguel de Acha no concelho de Idanha-a-Nova.

O encerramento da mesma teve lugar no domingo, dia 22, com a celebração de uma missa na Ermida de Nossa Senhora da Granja presidida por D. Antonino Dias. Neste lugar central em que as diferentes paróquias se congregam decorreu também a celebração do Crisma com cinco crismandos. No dia anterior em São Miguel de Acha tinham sido quatro os jovens a receberem este sacramento.

D. Antonino Dias incentivou as pessoas a trabalharem em conjunto quando se lhes dirigiu utilizando a expressão “mais vale que muitos façam pouco do que poucos façam tudo”. O bispo exortou os fiéis a não desanimarem perante as dificuldades lembrando as agruras do isolamento tão comuns no mundo rural, mas também a confiarem no futuro, sobretudo se todos trabalharem e se dedicarem ao bem comum.

Aos crismandos e respetivas famílias frisou que o importante é que todos continuem quotidianamente a alimentar a fé em comunidade cristã.

Houve procissão com a imagem de Nossa Senhora da Granja a ser levada pelos presidentes das freguesias e com os estandartes de cada paróquia a integrarem também este momento.

O dia continuou com um almoço convívio junto à Senhora da Granja aberto a todos os paroquianos das paróquias envolvidas nesta visita pastoral, tendo participado cerca de duas centenas e meia de pessoas.

D. Antonino Dias também participou no almoço

Uma tenda cedida pelo município idanhense a todos acolheu e proporcionou que durante a tarde se desenvolvessem uma série de atividades culturais junto à ermida protagonizadas por grupos de cantares e etnográficos das várias paróquias.

O pároco anfitrião efetuou ao Reconquista um breve balanço que, em seu entender, foi bastante positivo. Martinho Mendonça referiu que “o povo esteve contente e feliz por ver o seu pastor entre eles”. “O nosso bispo trouxe-nos palavras de confirmação na fé e de incentivo às pessoas perante as dificuldades do dia a dia. Deus enviou o Espírito Santo aos Apóstolos e a todos nós, para nos iluminar e ensinar a viver como filhos de Deus”, concluiu.

A esta festa associou-se a Associação dos Amigos de Nossa Senhora da Granja, com sede em Lisboa (na Ajuda), que celebrou os 50 anos da sua constituição. Esta entidade nasceu com o sentido que ainda hoje preserva de congregar na capital os naturais desta zona que ali residem e pelo menos uma vez por ano é um lugar de encontro e de convívio entre esses beirões.

 

COMENTÁRIOS