Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Volta 2016: Bicicletas vão estrear um salto mítico

Reconquista - 17/05/2016 - 10:05

A 78.ª Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 27 de julho e 7 de agosto. E vai andar na terra batida de um troço mítico dos ralis, na Lameirinha (Fafe).

Partilhar:

Começa a ficar desenhada a 78.ª Volta a Portugal em bicicleta

A 78.ª Volta  Portugal em bicicleta, que se realiza entre 27 de julho e 7 de agosto, manterá Castelo Branco como uma cidade titular do grande evento desportivo nacional de verão. Os contornos da presença da cidade albicastrense na "Portuguesa" deste ano ainda não são conhecidos, mas certamente entrará no programa depois de 2 de agosto, o dia de descanso em Viseu, que coincide com a Etapa (popular) da Volta. Se a cidade albicastrense vier a receber o final de uma etapa, será a 36.ª vez que isso acontece.

As novidades vão sendo conhecidas a "conta-gotas". A mais recente, numa aposta inédita em termos de traçado, prende-se com a passagem das bicicletas por um dos mais famosos troços do Rally de Portugal.

Isso mesmo. A Volta'2016 vai passar na terra batida do famoso salto da Pedra Sentada, no célebre troço do Lameirinha. Antes da chegada a Fafe, no dia 29 de julho, o pelotão vai percorrer, a partir de Confurco,  2,2 km em terra batida, para depois já em alcatrão iniciar a descida para a chegada naquela cidade minhota, no final da segunda etapa.

Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal em bicicleta, diz que esta passagem  por tão mítico lugar dos ralis automóveis, "é o concretizar de uma intenção que, em sintonia com a estratégia dos principais organizadores da provas de ciclismo do mundo, recupera a utilização de troços que, com maior ou menor relevância histórica na modalidade, nos confronta com as dificuldades dos primórdios do ciclismo".

Já depois das incidências no norte do país e do ataque à segunda parte da Volta, com Castelo Branco e, previsivelmente, o empedrado da Av. Nuno Álvares a pautar mais um ano de ligação da capital beirã à grande festa do ciclismo, teremos o regresso ao sul do país, mas ainda não ao Algarve. A Volta vai regressar a Setúbal e ao Alentejo, na penúltima etapa da edição de 2016. O início da tirada será dado em Alcácer do Sal e a passagem pela Serra da Arrábida constituirá o derradeiro prémio de montanha. No dia seguinte, 7 de agosto, domingo, encerra a Volta com um contrarrelógio entre Vila Franca de Xira e Lisboa.

 

COMENTÁRIOS